-
Lá vem o cespe com essa história de garante. Sinceramente, não sei se isso foi tirado de algum livro, mas, quanto ao desempenho, sei que ele é a soma dos seguintes fatores: competência , suporte organizacional e motivação. Por conta disso, acho complicado afirmar que o C H A garantirá o bom desempenho de tarefas, atividades e processos, considerando que serão necessários, conforme mencionei, o suporte organizacional e a motivação.
-
Ainda não saiu o gabarito definitivo dessa prova.
-
Francisco Higo disse tudo. Nessas horas, Shakespeare o concurseiro perguntaria: deixar em branco ou responder, eis a questão.
:P
-
SEGUNDO PUBLICAÇÃO DA ENAP
Fleury (2000)3, apresentada a seguir: “Competência é um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.” Essa definição pressupõe a aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo na organização.
Fonte: Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público/organizado
por Marizaura Reis de Souza Camões, Maria Júlia Pantoja e Sandro Trescastro Bergue. – Brasília : ENAP, 2010.
OBS: Também não concordo com o termo garante.
-
Também consideraria errada esta questão uma vez que:
DESEMPENHO = motivação + competências + contexto organizacional
-
Lembra do CHA: Conhecimento, habilidade e Atitude.
Faz o fácil que dá certo!
-
Esse "garantir" é problemático.
-
essa questão deveria ser anulada, está certo que tem que ter o cha: competência, habilidades,atitudes, mas cada a entrega ? tem hora que a banca é rigida na avaliação, hora que é flexível ai fica difícil entender o seu posicionamento. o certo seria chae não ?
-
Garantem nada.
-
Como afirmar que "garante" o bom desempenho???
-
Tem questões que saber o assunto aprofundado demais só atrapalha, quem vai pelo senso comum ou sabe só o básico acerta uma questão como essa sem nunca antes ter lido um livro...
-
Também não concordo! O Cespe, nessa assertiva, desconsiderou a motivação e o suporte organizacional para o bom desempenho.
-
O ambiente mais incerto que pode existir são o das organizações! Nada é garantido, tudo envolve processos contínuos,senão no mínimo periódicos, que ditam as regras e definem o futuro organizacional. Também não concordo com o gabarito.
-
garantir, garantir, não garante, né? Mas o Cespe considera GP um mar de rosas.. é tudo lindo ..
-
CERTO?
Quanto mais eu estudo essa matéria, mais eu fico perdida.... socorro... rs!!!
Pensei que tais elementos (conhecimentos, habilidades, atitudes) PUDESSEM garantir o bom desempenho... e não que GARANTISSEM.
-
CHA = conhecimento (saber - conhecimento teórico adquirido) + Habilidade (Saber fazer- domínio do conhecimento) + Atitude (fazer acontecer)
...ou melhor Gestão por Competência ou Desempenho.
-
Não concordo com o gabarito. Como todos os colegas anteriores, acho que o CESPE exagerou ao afirmar que "garante". Existem outros fatores que podem influenciar o bom desempenho de tarefas, atividades e processos.
-
Vejam amigos... A banca se contradizendo mais uma vez rsrs.
(CESPE/MMA/Analista Ambiental/2011) Em um
processo de gestão de pessoas por competências, os
conhecimentos e as habilidades demonstradas pelo
indivíduo garantem o desempenho e o desenvolvimento
das atividades organizacionais.
Gabarito:ERRADO
-
Errei, erro, errarei. Sempre.
Infelizmente esse garante em GP e ADM, ora são taxativos, ora não. Francamente, ainda mais em Gestão de Pessoas, matéria de cunho abrangente e subjetiva, não há que se falar em uma certa garantia. -.- cespe cespe ainda vou te pegar. PQP
-
As competências mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor social e econômico a indivíduos, equipes e organização, já que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, incorporados às experiências profissionais, são os elementos (até aqui está certo) que garantem o bom desempenho de tarefas, atividades e processos.
falou em competências, lembrem-se do CHA, mesmo que a pessoa tenha esses requisitos, não quer dizer que vai desempenhar bem as tarefas.
-
É um absurdo esta questão ser certa, o próprio Cespe em inúmeras questões já deu gabarito como errado devido a este "garante". Nenhuma técnica, nenhum treinamento, nem o Papa ou o Chiavenato do seu lado irão garantir um bom desempenho!
-
COMENTÁRIOS DA PROFESSORA ANDREIA RIBAS SOBRE A QUESTÃO:
As competências mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor social e econômico a indivíduos, equipes e organização, já que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, incorporados às experiências profissionais, são os elementos que garantem o bom desempenho de tarefas, atividades e processos.
R: "Os teóricos Tereza Fleury e Afonso Fleury afirmam que competências é um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo o que condiz com a análise da afirmativa, entretanto, ao final o imperativo - GARANTEM - considero que invalida o referido item. Sugiro RECURSO. O desempenho é uma variável que não depende unicamente das competências mobilizadas. Outras variáveis tais como motivação e suporte organizacional também impactam o desempenho. A banca não menciona a variável Suporte Organizacional. Deste modo não podemos afirmar que as competências mobilizadas e incorporadas às experiências profissionais GARANTEM o bom desempenho de tarefas, atividades e processos."
-
A única coisa que eu GARANTO é que essa banca é filhadaputa!!!! Que Deus abençõe e perdoe as pessoas ruins (o grupo de professores que elaboram as provas do CESPE/UnB) RSSSS11ONZE
-
Não dá pra engolir esse 'garante'!!!
-
Quando tem muitos comentários o cara já sabe que a merda é grande haahahahah
-
Cespe minha linda, para de inventar.
Pode contribuir...
Como diz a minha maezinha "A única garantia que temos nesta vida é a morte" :) rsr
-
Que merda eim CESPE?!! kkkkk
-
Esse garante .....e a resposta correta...aiaiaiaiaiai
-
Questão Redondinha , Linda
-
Se no lugar de "garantem", a banca tivesse usado "contribuem" para o bom desempenho, a questão estaria melhor elaborada!
-
Na boa, pega um líder com atitudes ruins que tudo isso que foi dito aí e cima cai por terra.
-
esse -garantem- torna a questão difícil
-
Eu só queria saber o embasamento doutrinário. Só isso. =/ =(
-
Administração Geral parece possuir questões genéricas, ou seja, questões com respostas que são afirmações que segundo um "senso comum" pode se dizer que estão certas ou erradas, porém que os concurseiros quebram a cabeça para justificar ou encontrar um embasamento sólido. Esse tipo de matéria é uma que necessita que as bancas digam a bibliografia que será usada, no contrário nada impede que o examinador tenha estabelecido ele próprio o conceito ou tenha o encontrado em fontes não majoritários, como posições retiradas de artigos e outros meios que não livros de autores carimbados, reconhecidos e conhecidos.
-
Minha opinião a afirmativa é correta, porque demostra o a garantia do desempenho em tarefas (algo menor e mais específico).
Existem diferenças no termo: DESEMPENHO. Realmente DESEMPENHO = competência, motivação e suporte organizacional, mas desempenho de uma tarefa ou atividade processual não necessariamente depende dos três itens. Ela pode ser conseguida pela competência e experiência .
Se determinado órgão não tem suporte, mas possui profissionais com competências e experiência, estes profissionais podem obter(garantir) o melhor desempenho da tarefa.
Por outro lado, não conseguirão o desempenho organizacional (mais abrangente).
-
CORRETO
Apesar do “garante”!
C-H-A (Conhecimento – Habilidade – Atitude)
-
o Cespe é a prova que o diabo existe
-
C-H-A Garantem o bom funcionamento o bom desempenho das tarefas ??? Poxa aí fica difícil
-
É isso que dá ficar nessa de: estudar pra quê? Na hora da prova é só filtrar as palavras categóricas que restrigem ou extrapolam. Essa sacada de gênio é elemento acessório e não principal.
-
Eu queria saber por que não fazem a questão de forma objetiva. Fazem a questão de forma que ela está certa e errada ao mesmo tempo, ai a pessoa tem que adivinhar o que a Banca quer. Facilita ai ne.
-
-
Típica questão "curinga" do Cespe: poderia ser considerada tanto certa quanto errada, a depender do humor do banca.
-
GARANTEM o bom desempenho???
-
O pior é a professora nem se pronunciar sobre esse absurdo na questão. Típica atitude de quem sempre baseia a resposta no gabarito...
-
A questão é bastante polêmica. O conceito apresentado pela banca está correto, mas existe um problema da frase: o termo “garantem”. Ora, a aplicação da gestão por competências possibilita o alcance de um bom desempenho das tarefas, atividades e processos, mas é difícil afirmar que ela “garante” a alcance desses resultados. Muitos candidatos fizeram recursos contra essa questão, mas a banca manteve seu entendimento. O gabarito foi, portanto, questão certa.
Prof. Rodrigo Rennó
-
"Dá-me o gabarito e lhe darei o comentário." Essa é a máxima que seguem alguns professores de Gestão de Pessoas.
-
Garanto que garantir não garante nada!
-
SE O INDIVÍDUO TEM CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES, ELE POSSUI, ENTÃO, COMPETÊNCIA PARA GARANTIR O BOM DESEMPENHO. ISSO É ÓBVIO; MAS TEM QUE NECESSARIAMENTE TER OS TRÊS REQUISITOS.
GABARITO CERTO
-
Os C+H+A, sozinhos, não são suficientes para garantir o desempenho profissional. Há, também, a motivação e o suporte organizacional.
-
[...] No entanto, para que o modelo de gestão por competência gere resultados efetivos, é imprescindível que a sua
adoção e implantação envolvam o coletivo da organização e, principalmente, a alta
direção. O processo de disseminação e internalização do modelo requer envolvimento e
compromisso de todos os membros da organização. O apoio dos altos dirigentes é crucial
para garantir a sustentabilidade da implantação e a superação das dificuldades que,
porventura, possam ocorrer ao longo do processo (RUANO, 2007).
Garantem nada, mas é crucial. Banca safada.
-
EU ODEIO ESSA BANCA
-
Odeio questões com "GARANTEM" na GP.
-
Essa questão deveria está errada, Alem dos requisitos citados , deveriam incluir os "equipamentos de trabalhos"necessário para garantir um bom desempenho. Mesmo que os integrantes tenham o "C.H.A", de nada adianta se os equipamentos de trabalhos estiver degradado, assim , o C.H.A , por si só não garante um bom desempenho.
#Resumo das aulas de KATIA professoa do Gran Cursos. "-"
-
Tenho uma revolta muito grande com os comentários dessa professora!!!! péssimaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
-
Boa tarde,
Que a competência é o famoso CHÁ (conhecimentos + atitudes + habilidades) é notório para todos, mas o desempenho é:
Desempenho = Motivação + habilidade + suporte organizacional...
Onde nesta questão está claro o suporte organizacional, sem ele posso considerar que os outros elementos irão garantir o bom desenvolvimento ? Sinceramente ao meu ver usar o verbo "garantir" é meio que dar um tiro no escuro. Mas, se o Cespe que estã acima da CF e do STF disse, quem sou eu, mero aspirante ao serviço público federal, para contestar rs.
Essa matéria subjetiva e cretina quanto mais se estuda mais se embola os conceitos; Só Jesus na causa.
essa é a famosa questão que quem se quer abriu um livro de AGP acerta rs
Bons estudos
-
Realmente tá difícil gente! GP :-(
-
CHA não garante bom desempenho
-
Essa professora é péssima, ela não explica nada, e sempre força a barra para respaldar o gabarito.
-
Única garantia, além da morte, é que essa banca é uma filha da puta
-
É preciso se livrar de alguns paradigmas para concordar com o gabarito da questão. O verbo GARANTIR é um desses paradigmas. A assertiva não o trouxe no contexto de que os objetivos organizacionais seriam necessariamente atingidos, ou que haveria sucesso nas práticas organizacionais, pois esses fatores dependem de inúmeras outras forças alheias à organização. Ela trouxe o verbo GARANTIR no contexto de que o indivíduo, dotado do CHA, executaria bem as tarefas e é uma verdade. Pessoa dotada de competência, habilidade e atitude executa sim um bom serviço. Logo, apesar de ter errado a questão, ela está correta sim e o emprego do tal verbo é coerente, galera.
-
E têm pessoas que comentam as questões de acordo com a "onda". Se a banca traz o item como certo ou errado, sempre consegue uma justificativa para a questão, mesmo se contradizendo em explicações diferentes de itens diversos.
É aquela coisa, né... "Dê-me o gabarito e eu te dou a justificativa"
-
achei bem equivocado a banca afmar que o CHA "garantem" o bom desempenho de tarefas, atividades e processos. Eu compeenderia, como certa, se trocasse por "poderia"
-
Esse "garante" me fez errar, pois já resolvi uma questão onde afirmava que contribuia e não era garantia para um bom desempenho.
Complicado saber quando garante ou não!
-
que tal pensarmos assim?
garante 100% ? HUM!! Continuemos com nossa jurisprudência: garante não!!!
garante 50%? Tipo: "garante o bom"? Ah! tudo bem!!! Garante sim!!!
-
se garante, garante!
vem ni mim domingão!
essa tirei foto para recorrer mais rápido.
-
Além do CHA, ainda tem EXPERIÊNCIA. Acho que isso é "suficiente" para se ter um bom desempenho. CERTO
-
Competências expressas.
-
Garante meus ovos
-
Usar GARANTEM é sacanagem!
-
O enunciado foi construído a partir da característica que as competências possuem de agregar valor econômico para organização e valor social para o indivíduo, conforme esquema abaixo que copila as abordagens americana e francesa sobre o conceito de competência:
É sempre difícil em Administração dizer que “algo” garante alguma coisa. Garantir significa ter 100% de certeza e isso em ciências sociais é quase impossível. Feita essa ressalva quanto a redação do item, o gabarito é Correto.
Gabarito: CORRETO
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia
A questão é bastante polêmica.
O conceito apresentado pela banca está correto, mas existe um problema da frase: o termo “garantem”. Ora, a aplicação da gestão por competências possibilita o alcance de um bom desempenho das tarefas, atividades e processos, mas é difícil afirmar que ela “garante” a alcance desses resultados.
Muitos candidatos fizeram recursos contra essa questão, mas a banca manteve seu entendimento.
-
Nessa questão, garante.
Nessa outra aqui Q234425, não.
E aí, Cespe, é pra privilegiar quem?