SóProvas


ID
1505878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação a recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoas e benefícios sociais, julgue o item .

Os programas de preparação para aposentadoria, que consistem no desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas aos novos desafios que as pessoas irão enfrentar ao se aposentar, correspondem a uma das principais práticas relacionadas aos benefícios sociais praticados pelas organizações contemporâneas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Programas de preparação para a aposentadoria correspondem a uma das principais práticas? Que absurdo!!!

    De onde o Cespe tirou isso?

  • 35 anos de serviço e a CESPE entende como principal prática de benefício um programa para aposentadoria???!!!

    Tenho que estudar mais! E descobrir essas fontes. kkkk
    Boa sorte a todos!
  • Cespe e suas súmulas vinculantes ! --'' kkk

  • Alguém sabe qual foi o embasamento teórico dessa questão?

  • Na boa, nunca ouvi falar em preparação para aposentadoria...

  • Também nunca li nada a respeito. Me assustei quando vi isso na prova e considerei como errada....resultado: me lasquei!

  • No dia deixei em branco...até onde não sei de onde tiraram isso.

  • Apesar de não concordar com a questão...


    Andréia Ribas e Cassiano Salim, em: Gestão de pessoas para concursos, pág 93, dizem:


    Quase sempre, os objetivos básicos dos planos de benefícios sociais são:

      • melhoria da qualidade de vida dos empregados; (Acredito que encaixaria aqui)

      • melhoria do clima organizacional;

      • redução da rotação de pessoal e do absenteísmo;

      • facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos;

      • aumento da produtividade em geral.


  • Segundo CHIAVENATO (2000, p. 415), os benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação. Acredito que este programa da questão NÃO  poderia ser considerado benefício.

  • Vamos perguntar aos servidores do próprio CESPE se eles possuem programas de preparação para aposentadoria. Eu duvido muito, como eles tem coragem de fazer uma afirmação desta, se ninguém que conhecemos já ouviu falar em tais programas, este tipo de programa com certeza não é uma das principais práticas pelas organizações contemporâneas, rsrsrs... O CESPE nunca diz a fonte que retirou, caso exista tal fonte rsrs... O concurseiro sofre muito com esse tipo de questão sem embasamento algum. 

  • Gostei da citação bibliográfica do Marcus Moura: Segundo CHIAVENATO (2000, p. 415), os benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação.Porém, acredito que SIM, essa explicação do Chiavenato se aplica à preparação para a aposentadoria mencionada na questão. 

    Programas de Preparação para a Aposentadoria são cada vez mais comuns, inclusive no serviço público!
  • Esta questão foi tirada dos estudos dos autores José Carlos Zanelli, Nerbal Silva e Dulce Helena - Livro: Programa de Preparação para a Aposentadoria. Florianópolis: Insular, 1996.
      Bons Estudos!

  • Também nunca ouvi falar, como se aposentar fosse uma coisa muito dificil que necessitasse de preparação... aff, isso que é falta de temática 

  • Pesquisei sobre estes programas de preparação para a aposentadoria e claramente constituem-se como benefícios sociais para os funcionários, pois visam:

    Minimizar o impacto provocado pela passagem do estágio de trabalho na empresa para o Pós-Carreira (Aposentadoria);

    Preparar os indivíduos, de maneira preventiva, para a ruptura com o sistema empresa e suas implicações;
    Fixar um projeto de vida que represente compromissos com a nova fase de vida;
    Criar mecanismos de auto-desenvolvimento

    Dentre outros objetivos.

    No entanto, encontrei a seguinte informação: De acordo com pesquisa realizada com 320 organizações brasileiras, apenas 18% adotam o PPA, embora muitos dos seus principais executivos (75%)  tenham admitido que esses programas são importantes para os trabalhadores.

    O que indica, também claramente, que esta NÃO É uma das principais práticas relacionadas aos benefícios sociais praticados pelas organizações contemporâneas, haja vista o número de empresas que oferecem este programa aos seus empregados.... Por isso marquei ERRADO, mas não acertei. Vai entender...

  • Gente, vamos a um exemplo: nos Correios tem um programa para aposentadoria que visa preparar a pessoa para o futuro... Porque muita gente que pediu demissão nos programas voluntários de desligamento, quando se deu conta que não tinha mais o trabalho rotineiro, entrou em depressão, tentou voltar à ativa, etc, etc. E tem aqueles que não querem se aposentar nunca (que seguram a nossa vaga por sinal) e precisam de um empurrão, se programar para o novo dia a dia. E cada vez mais empresas estão oferecendo o mesmo (por isso é que se trata de algo contemporâneo). Trata-se de um benefício oferecido aos que ainda estão em atividade.

  • Principais práticas - pode ser uma entre várias que são tão importantes quanto. Avaliar ações sociais quantitativamente é impossível, cada um tem uma visão. Não vejo problema dos programas de preparação para aposentadoria estarem nas principais práticas relacionadas aos benefícios sociais praticados pelas organizações. Pergunte a uma pessoa que se beneficiou e com certeza ela dirá que é a prática mais importante de todas.

  • É um  ABSURDO essa questão ser considerada certa.



  • Segundo aula presencial com a professora Andréia Lins Ribas (GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSOS), por essa matéria ser um tanto quanto SUBJETIVA em algumas situações, o melhor a se fazer é entender que quando o CESPE coloca termos como "correspondem a uma das principais práticas relacionadas", deve se lembrar que o que pode ser "um dos principais" para determinado autor, não necessariamente "é principal" para outro autor e para ele (CESPE) ou vice-versa, logo, leia "correspondem a práticas relacionadas", o que deixará o item correto.
    A título de curiosidade, e como a colega MARIA ANGÉLICA falou, na Polícia Civil existe este tipo de programa, pois foi constatado através de pesquisas que um índice alto de aposentados, que viviam em estado de tensão quase que constante (devido a profissão que exerciam - policiais -), ao se aposentarem adquiriam vários sintomas de depressão, por terem suas vidas sido alteradas muito radicalmente com a aposentadoria..
    ESPERO TER AJUDADO! :)

  • Hirion, show de explicação. Andréa Ribas é top!

  • Mapas Mentais de Administração para Concursos: Recrutamento e Seleção

    http://mmadmparaconcurso.blogspot.com.br/2016/01/gestao-de-pessoas-recrutamento-e-selecao.html

  • Jaja o cespe vai retirar suas questões do Gibi da Turma da Mônica,  pqp, haja coração.  Chutei CERTO E COMEMOREI, mas é uma questão contestável, duvidosa, no calor da prova, no di Dê.... 

  • a remuneração não é suficiente para manter as pessoas motivadas e os planos de incentivo surgem como uma alternativa para essa situação.

    exemplos de benefícios sociais : assistência-medico hospitalar;  seguro de vida em grupo; alimentação, transporte , previdência privada entre outros... fONTE: LIVRO GESTÀO DE PESSOAS,  Cassiano Salim e Andrea Ribas.

  • No conceito do Xespe, o que caracteriza ser principal prática?
  • CERTO. Em se tratando de BENEFICIOS SOCIAIS a preparação para aposentadoria é UMA DAS principais práticas.

  • Correto. Não é programa para aposentar pessoas, é programa para auxiliar  quem vai aposentar. 

  • Principais práticas??

  • GALERA, MUITÍSSIMAS EMPRESAS ADOTAM O REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR (PREVIDÊNCIA PRIVADA), OU SEJA, UM REGIME DE CAPITALIZAÇÃO QUE, NA MAIORIA DAS VEZES, É OFERECIDO POR BANCOS AOS QUAIS AS EMPRESAS ESTÃO VINCULADAS. ACHAM, MESMO, QUE AS EMPRESAS NÃO VÃO QUERER FICAR DE OLHO NESSE FUNDO?... CLARO QUE SIM, POIS ISSO GERA, PARA AS EMPRESAS, VANTAGENS E GARANTIAS EM RELAÇÃO AOS BANCOS.

     

    EX.: A CRIATURA CONTRIBUIU DEPOIS DE UM LONGO E INTERMINÁVEL PERÍODO DA VIDA PARA O REGIME GERAL (OBRIGATÓRIO) E TAMBÉM PARA O REGIME COMPLEMENTAR (FACULTATIVO), PORQUE VIU QUE SOMENTE COM A APOSENTADORIA DO REGIME GERAL IRIA TER QUE CONTINUAR TRABALHANDO OU IRIA PASSAR FOME. POIS BEM, SABENDO QUE, AO PASSAR PARA A INATIVIDADE, ESSA PESSOA COMEÇARÁ A RECEBER DUAS APOSENTADORIAS, A EMPRESA PROMOVE UM "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PESSOAIS" CUSTEADO, É CLARO, POR ELA COMO INCENTIVO PARA A FILIAÇÃO AO REGIME COMPLEMENTAR. 

     

    OU SEJA, ESSA CONTRIBUIÇÃO GERA JUROS PARA A PESSOA E - TAMBÉM - PARA A EMPRESA. SERIA COMO VOCÊ ABRIR UMA POUPANÇA E DEPOSITAR DINHEIRO (como forma de contribuição) AO LONGO DA VIDA, SÓ QUE NESSE CASO NÃO HAVERÁ A EMPRESA, POIS VOCÊ MESMO QUE ADMINISTRA.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Acredito que o elaborador da questão ao mencionar "desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas aos novos desafios que as pessoas irão enfrentar ao se aposentar" esteja falando em Outplacement. O outplacement apoia em todas as etapas do processo de transição de carreira , preparando o profissional  para  buscar outras fontes de renda, planejar sua aposentadoria e até mesmo viabilizar o trabalho por conta própria. Programas de outplacement são benefícios sociais , assim como outros  benefícios , como o salarial , culturais , de muitas organizações .   

  • A implantação do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) em uma organização é uma oportunidade de crescimento para a instituição e para os indivíduos que fazem parte dela.

     

    Pode se estabelecer um processo de reconstrução do projeto de vida à curto, médio e longo prazo. Ele se torna um momento para reflexão sobre os interesses e as atitudes que precisam ser tomadas para realizar projetos pessoais e familiares, que por muito tempo ficaram em segundo plano.

     

    A afirmativa está correta.

    Comentário Wilson Lapa.

  • Vou dormir depois dessa. 

  • Nunca ouvir falar. Deve existir somente em alguma dessas milhões de teorias existentes nesta disciplina de administração. rsrsrsrsrs

  • Programas de preparação para se aposentar??? Deve ter então néh...se a gente chegar até lá do jeito que ta...

  • Nunca nem vi. 

  • Nunca nem vi 2.

  • Nunca nem vi 3 - A Saga Continua..."

     

  • Nossa kkk, responder questão de Gestão de Pessoas é uma : 1ºComédia, 2ºLoteria, (...), 9859655422155ºLoucura

  • Já peguei questão que relacionava preparação de aposentadoria com gestão de pessoas e estava errada pq não tinha nada a ver... Não dá pra entender...

  • Nunca vi 5. :-)

  • Agora veja se a organização vai querer gastar dinheiro com quem vai se aposentar...vaza, meu irmão!

  • Essa matéria nas mãos do Cespe é complicado hein

  • Cara, primeira vez que vou assistir à aula dessa professora e tenho uma explicação bem clara. Apesar da questão ser de difícil entendimento, no entanto consigo entender sua explicação e começo a mudar minha ideia quanto ao gabarito.

    #vamosquevamos 

  • Sim, pessoal, a questão está correta e não é zoação nem doutrina cespe. rs

     

     

    "... programas de preparação para aposentadoria... desenvolvimento de habilidades pessoais relacionadas aos novos desafios que as pessoas irão enfrentar ao se aposentar..."

     

    Esse é um dos benefícios que a empresas podem dar aos seus funcionários, tendo em vista que o fato de se aposentar, alegria pra alguns, é uma mudança muito grande na vida do cidadão e algumas pessoas não passam bem por essa transformação. Existem casos de pessoas que entram em depressão e variados outros problemas. Assim, havendo um PREparo, o indivíduo tem maior estabilidade emocional pra encarar a mudança da forma mais saudável possível.

  • Se, por acaso, um dia eu me aposentar, ainda em vida, e vier um FDP querer me dar aulinha de o que fazer com tempo livre e uns trocados no bolso eu mando tomar em local obscuro na mesma hora!

     

  • O problema é essa frase "uma das principais", ora podem ser 3 as principais, podem ser 30 as principais, podem ser 300 as principais...

  • Que isso?

    Nunca nem vi! 

  • Correto. Hoje em dia, grandes organizações preparam os funcionarios até para serem demitidos. Ex: Deixem que continuem a usar benefícios como plano de saúde ou transporte, por 2 ou 3 meses, até conseguirem se estabilizar.

  • Meu Deus! Nunca ouvi falar!

  • Errei por  achar que não existisse um investimento/preparo  para o funcionário se aposentar. 

    Bicho... Você vai se aposentar! Precisa de preparo para o quê? Para curtir a vida? hehe 

    O que esperar de gestão de pessoas? TUDO. 

     

    GAB: E

     

     

  • Tentando entender o Cespe:

    Se na questão tivesse apenas o principais práticas, acredito que estaria errado.

    Mas, como a Banca acrescentou " sociais", então delimitou e direcionou o tema. Dentro o referente social, podemos entender que esta seja uma das principais práticas.

    Entendi, assim. Alguém aprofunde, porque tá difícil.

     

  • Como resolver questoes de GP: 
    Estude muito, estude muito a banca, resolva muita questao, essas sao as dicas, mas para realmente acertar so nó chute, pqp 

    Nunca nem vi essa questao 

  • Questão extremamente subjetiva, não deveria cair em concursos.

  • O problema da questão e que deixou muita gente sem conseguir responder, É que ela abordou o tema: Os programas de preparação para aposentadoria, com se fosse uma regra nas organizações comteporâneas, quando ela diz: correspondem a uma das principais práticas. Na verdade não é uma regra, acredito que as organizações PODEM adotar essa prática, é um beneficio que é discricionário.

    Portanto é uma questão bem subjetiva e interpretativa. Só estudando e fazendo muiiiitos exercícios e aprendendo com tipos de questão assim.

    BONS ESTUDOS!!!!

  • Como se livrar desse tipo de questão: estude muiiitoooo, leia tudo que for possivel, não durma (estude durante a noite tambem) faça tudo o que estiver ao seu alcance e então deixe a questão em branco. Pronto, terá se livrado dela ...

     

  • Bibliografia usada pela CESPE: "vozes da minha cabeça"