SóProvas


ID
1506265
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação à computação na nuvem, ao gerenciamento de arquivos e pastas e aos aplicativos para segurança, julgue o item a seguir.

Um dos procedimentos de segurança da informação é instalar no computador o anti-spyware e o antivírus, pois o anti-spyware é um aplicativo que complementa o antivírus.

Alternativas
Comentários
  • Certo !!  As políticas de segurança são complementares !! Porém já existe softwares que combinam antivírus com antispyware, por exemplo, o novo Windows Defender ou Ad Adware, sendo desnecessário instalar na máquina um antivírus e um spyware! recomendo o último eu uso e acho muito satisfatório possui um grande banco de dados sobre diversos vírus 

  • O antivírus protege o computador somente das pragas do tipo vírus, necessitando complementar a proteção com outros programas, como o spyware, que protege o computador de ataques de “programas espiões”, que são instalados e executados sem sinalizar qualquer sintoma no sistema operacional e servem para monitorar o comportamento online do usuário, coletando informações, alterando configurações e lentificando os processos do sistema.

  • GABARITO: CERTÍSSIMO! :)

    Ambos se complementam. Tão importante quanto um antivírus, o anti-spyware serve como uma barreira para as pragas da internet. Se você não tem muita experiência com internet, ou não costuma analisar as páginas que acessa, é bom ter um programa destes instalado em sua máquina.


    AVANTE, companheiros!!

  • Os softwares podem ser separados em categorias, mas geralmente eles não se encaixam apenas em uma delas. É parecido com carros do tipo crossover, como o VW Cross Fox. É um hatch, é altinho, e tem elementos off-road. O antispyware é um aplicativo que executa a tarefa de detectar e remover spywares. Mas também é um utilitário, porque foi projetado 'para ser útil'. E é um software, de acordo com o sistema operacional para o qual foi desenvolvido.

    Por essa razão eu acho que esta questão deveria ser anulada já que o antispyware também é  um aplicativo.
  • Rapaz, esse procedimento que a banca adotou foi dos anos 90, só pode! Além de tudo, já está em desuso. Hoje em dia todos os antivírus já possuem as funções contra vírus, malwares e spywares.

  • QUESTÃO CORRETA

    É sabido que as bancas cobram as características separadamente. 

    Assim, anti-vírus é apenas contra vírus; anti-spyware é apenas contra programas espiões; anti-worm é apenas contra vermes; etc. 

    Deste modo, não há em que se falar nas plataformas de anti-vírus como a que colocamos em nossos computadores, o qual já vem tudo junto em um único pacote.


    Corroborando, digo também que um complementa o outro, pois todos tem funções distintas, ou seja o anti-spyware complementa o anti-vírus como também o anti-vírus complementa o anti-spyware. Complementar, nesse caso, é aumentar a capacidade na segurança por trabalharem juntos para que se tenha um sistema mais efetivo e mais seguro.

  • Eles se completam? Um depende do outro para funcionar?  JUNTOS eles complementam a segurança do PC, NÃO SE COMPLEMENTAM... Questão mal formulada.

  • Está mais para suplemento do que complemento, haja vista que não estão no mesmo objeto.

  • A amplitude da abertura da questão leva a mesma a erro. Afirmar que o anty-spyware (programa que detecta o software espião) complementa o antivírus (programa que detecta o vírus) não tem uma ligação muito lógica.

    Se em meu computador eu quiser detectar apenas o software espião eu instalo apenas um anti-spyware, já se eu quiser apenas vírus um antivírus, mas se for ambos eu não amplio o antivírus? 

    Não é bem por ai, esse lance de ampliação não estão nas normas que regem a segurança da informação explicitamente como nas ISO 27001 e ISO 27002.

    É o mesmo que dizer que o Whey complementa a creatina, um é proteína do leite, outro proteína da carne, dependendo do que eu quiser fazer com meu corpo eu não preciso de ambos,  ou que Stanozolol complementa Deca, um é uma bomba para secar e outro uma bomba para ter força, se eu quiser ficar só magro eu não preciso de força. Ou pior, é dizer que aditivo de gasolina complementa gasolina já aditivada.

    Em minha opinião erra a banca, sou a favor do Candidato, defendo o concurseiro!

  • Questão tosca! :/


  • Complementar, nesse caso, é aumentar a capacidade na segurança por trabalharem juntos para que se tenha um sistema mais efetivo e mais seguro....

    ...como já havia interpretado o colega Wesley Bastos...
  • Acredito que o termo "complementa" diz respeito ao aumento da segurança oferecida pela instalação de mais um anti-malware!

    Não se tratando de uma complementação do software. 

    Mas, realmente, uma questão "daquelas"! 

  • Acertei, mas achei realmente tosca

  • Não se complementam, pois têm funções distintas.

  • Justamente por terem funções diferentes é que se complemetam. Ambos tem o mesmo objetivo, segurança.

  • questão estranha! pois fica parecendo que só os dois se complementam, foram feitos para trabalharem juntos pela segurança. deviam ter citado os outros softwere tambem já que seria na intenção de aumentar a segurança.

  • questao complicada,embora saiba que cada um faz e dificil ve complemento entre eles

  • Correto, no entanto, não é recomendável executar os dois na mesma hora, pois deixará o pc lento e pode comprometer a eficácia do procedimento.

  • Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.

    Diferem dos cavalos de Troia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

    Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.

    Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.

    Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião".

  • CERTO.

    Ambos se complementam.

    Complementar, nesse caso, é aumentar a capacidade na segurança por trabalharem juntos para que se tenha um sistema mais efetivo e mais seguro.




  • Antispyware é destinado aos programas capazes de detectar e eliminar do sistema programas espiões...

  • Há dois modos de ver essa questão:

    De modo OBJETIVO o anti-spyware complementa a proteção do computador.

    De modo SUBJETIVO o anti-spyware complementa o antivírus.

  • Correto. Um dos procedimentos de segurança da informação é instalar no computador o anti-spyware e o antivírus, pois o anti-spyware é um aplicativo que complementa o antivírus. O antivírus é para detectar e remover vírus. O antispyware é para detectar e remover spywares. O firewall é para impedir ataques internos e externos. Eles atuam de forma combinada para que o dispositivo tenha um pouco de segurança. 

  • ANTISPYWARE

    ➥ É um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e spywares. A principal diferença de um anti-spyware de um antivírus é a classe de programas que eles removem. Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.

    ➥ Em outras palavras, a ferramenta antispyware é uma forte aliada do antivírus, permitindo a localização e bloqueio de spywares conhecidos e desconhecidos.

    [...]

    ANTIVÍRUS

    ➥ O antivírus é um programa informático que tem o propósito de detectar e eliminar vírus e outros programas prejudiciais antes ou depois de ingressar no sistema.

    ➥ Em outras palavras, o antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

    • São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.

    _______

    Logo, um complementa o outro.

  • Antivírus não têm uma eficácia tão boa no combate aos spywares. Dessa forma, para manter o computador com uma proteção razoável, é interessante usar um antispyware, que complementa a ação do antivírus, combatendo os programas maliciosos que o antivírus tem problemas em combater. 

  • Questão Coringa.

    • Se a banca estiver falando de um Antivírus das primeiras gerações, então o Anti-Spyware pode complementar sim. Questão Correta.
    • Se a banca estiver falando de um Antivírus, moderno, de quarta geraçaõ, então o Anti-Spyware não vai ajudar em nada. Questão Errada.