SóProvas


ID
150634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

Em uma economia cuja produção se encontra abaixo do nível de pleno emprego, a política monetária não é capaz de levar a produção ao pleno emprego, objetivo que somente pode ser atingido por meio de uma política fiscal expansionista.

Alternativas
Comentários
  • Em uma economia cuja produção se encontra abaixo do nível de pleno emprego, ambas as políticas são capazes de levar a produção ao pleno emprego.
  • O governo pode estimular a economia com a política monetária expansionista, como exemplo: diminuição de juros (estímulo para o consumo). Pode tb estimar a economia com a política fiscal expansionista (aumento de gastos com infraestrutura, por exemplo, ou diminuição de impostos).
  • No trecho keynesiano ambas as politicas economicas são eficazes.
  • Se a questão partisse do pressuposto que a economia está em armadilha de liquidez ela estaria certa: a curva LM seria horizontal, ou seja a política monetária não possuiria efeito nenhum, apenas a política fiscal, pois deslocaria a curva IS.

    No entanto a questão não trata especificamente de armadilha de liquidez, então podemos provar que ela é falsa considerando uma curva IS normal (negativamente inclinada) e uma curva LM normal (positivamente inclinada) em que ambas políticas expansionistas (fiscal e monetária) fazem a renda da economia aumentar, levando a produção a longo prazo ao pleno emprego.
  • Pol. Fiscal Expansionista: aumentam os gastos do governo, ou o governo reduz os tributos. A IS se desloca (expande) para a direita, elevando o produto, e elevando a taxa de juros para reequilibrar os mercados (IS – LM).

    Pol. Monetária Expansionista: uma redução da taxa SELIC, por exemplo, expande a LM para a direita, elevando o produto.

    Conclusão: ambas as políticas são eficientes no modelo Keynesiano para expandir o produto.
  • A política monetária, para chegar no pleno emprego ou próxima dele, estará necessariamente no trecho clássico da curva de demanda. Ou seja, ela será praticamente vertical. Nesses caso, para se atingir o pleno emprego, somente a política monetária é eficaz. A política fiscal é ineficaz já que o efeito "crowding out" dos juros é total.

  • Errado.

    para os não - assinantes. 

  • Várias opiniões diferentes . Pena que não aparece o notãompramsolicitar explicação domprofessor.