SóProvas


ID
150637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

Há alguns anos, o Brasil encontrava-se em uma situação que combinava alta inflação, bem acima dos níveis internacionais, com deficit cambial. Nessas circunstâncias, a opção por uma política de desvalorização cambial poderia compensar os efeitos nocivos na balança comercial provocados pela inflação, mas acabaria realimentando o processo inflacionário por meio da pressão dos custos.

Alternativas
Comentários
  • A desvalorização cambial torna os bens importados mais caros para os residentes no país e os bens exportados mais baratos no exterior. Sendo assim, há uma elevação da demanda por exportações e queda na demanda por importações, promovendo um maior saldo da balança comercial.

    No entanto, como teremos os bens importados mais caros e um maior influxo de renda para o país, observaremos uma elevação ainda maior da inflação pressionada por ambos fatores.

    Portanto, a questão está Correta
  • Pessoal,

    Apenas completando o comentário do colega: 

    Considerando que os produtos importados ficam mais caros e esses são utilizados como insumos para a produção de outros produtos no País, nesse sentido ocorre a famosa inflação de custos que está intimamente ligada a curva de oferta agregada no modelo DA-OA. Sendo assim, verifica-se uma redução da oferta que desloca a curva OA para a esquerda e para cima o que consequentemente faz os preços aumentarem gerando inflação.
  • A desvalorização cambial faz aumentar as exportações, dessa forma consegue compensar os efeitos nocivos na balança comercial provocados pela inflação


    O aumento das exportações, no modelo OA-DA desloca a curva DA para a direita e para cima , aumentando os preços realimentando o processo inflacionário por meio da pressão dos custos