SóProvas


ID
1507045
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na memória permanente da CPU (ou UCP) dos microcomputadores compatíveis com o IBM-PC, encontram-se gravados programas que tratam de operações de inicialização, como o teste automático de ligação (POST) e o controle de baixo nível para componentes de hardware (unidades de disco, teclado, monitor etc.). Seu conteúdo é gravado durante a fabricação e, uma vez fabricado, não pode ser alterada, conforme ensina Fernando de Castro Velloso. Esta memória é denominada:

Alternativas
Comentários
  • E) Segundo LENIN (EVP e Estratégia)= Memória ROM (Read Only Memory: memória só de leitura): a memória ROM é uma classe de mídia para armazenamento de dados que não serão modificados ou que só podem ser alterados por processos lentos ou difíceis. É muito usada para a distribuição de firmware (software muito próximo de hardware). É uma memória não volátil, ou seja, os dados são mantidos mesmo sem a presença de energia. Outros tipos de memória não volátil são comumente chamados de ROM, mesmo admitindo a possibilidade de apagar e regravar dados muitas vezes, como EPROM e EEPROM. 

  • Prezados,

    A memória ROM é uma memória somente de leitura, é um tipo de memória que permite apenas a sua leitura, ou seja, suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, são memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente. 

    Portanto a alternativa correta é a letra E

  • A Memória ROM (Read Only Memory) é somente utilizada para leitura, pois nelas estão

    gravadas as características do computador. Essa memória vem de fábrica com toda a rotina

    necessária e não deve ser alterada; pois, além de seu acesso ser difícil, fica reservada a sua

    manutenção somente aos técnicos com conhecimento adequado. O software que vem gravado

    pelo fabricante se chama FIRMWARE.

    Gab. E