PRECAUÇÕES DE CONTATO Indicada para reduzir o risco de transmissão de patógenos epidermiologicamente importante através do contato direto ou indireto, com paciente ou objetos. O contato direto implica no contato físico direto com o paciente (pele, mãos – entre dois pacientes ou funcionário e paciente), e o contato com o paciente através de um objeto inanimado ou através das mãos. Destinam-se as situações de suspeita ou confirmação de doença ou colonização por microorganismos transmitidos pelo contato.:
Quarto. Privativo, área isolada ou com pacientes infectados com o mesmo microorganismo. Luvas.
As luvas deverão ser utilizadas ao contato com paciente ou material infectante, descartando-as após o uso no próprio quarto e higienizar as mãos imediatamente com anti-séptico degermante.
Avental de manga longa. Usar sempre que existir contato da roupa do profissional com o paciente, leito, mobiliário ou material infectante. Em caso de paciente com diarréia, colostomia, ileostomia ou ferida, onde a secreção não é contida no curativo, torna-se obrigatório o uso de avental durante a assistência ao paciente.
Artigos e equipamentos. Deverão ser exclusivos para cada paciente; limpos regularmente se apresentar sujidade e devem ser desinfectados ou esterilizados após alta do paciente.
Resposta A
Bibliografia
Silva JV, Barbosa SRM, Duarte SRMP. Biossegurança no Contexto da Saúde - Col. Ambiente, Saúde e Segurança. Iátria, 2013.