SóProvas


ID
1507237
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento de qualidade de uma pessoa com fratura minimiza riscos de complicações e de deformidades, além de contribuir para a boa recuperação da funcionalidade da parte do corpo em que houve a lesão. Em se tratando dos cuidados de enfermagem à pessoa que sofreu fratura, analise as afirmativas a seguir:

I – Ao se detectar que o membro fraturado está sem pulso, deve-se reposicioná-lo, buscando-se o alinhamento adequado.
II– O exame do membro fraturado envolve: verificação da sensação de frio, esmaecimento e função sensorial.
III – Ao se aplicar uma tala em um membro fraturado, as mesmas devem estender-se para além das articulações adjacentes à fratura.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de primeiros socorros nunca se deve tentar reposicionar o membro pois isso pode acarretar em mais traumatismos para o ferido, a reposição será feita em hospital. Porém, quando a pessoa já está imobilizada deve ser verificado os sinais vitais e ver o pulso no local da imobilização, se não der para sentir, o membro deve ser reposicionado, ou seja, buscar o alinhamento adequado colocando em outra posição para facilitar a circulação sanguínea.

    O exame do membro fraturado envolve: verificação da sensação de frio, esmaecimento (palidez) e função sensorial. Deve ser sempre verificado a dor também, utilizando-se escalas de dor.

    O gesso é composto de uma bandagem que quando molhada, pode ser moldada e ao secar fica resistente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, para que o osso fraturado não se mova. O gesso imobiliza uma articulação acima e outra abaixo da área a ser tratada.

    Resposta A

    Bibliografia


    Bruner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.