SóProvas


ID
1507537
Banca
FCC
Órgão
TJ-RR
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Atenção: A questão baseia-se no seguinte texto:

"Pode-se observar auxiliares de enfermagem, homens e mulheres muitas vezes queixosos, abatidos, mal-humorados, impacientes por serem obrigados, cada vez mais, a trocar horas de sono por plantões noturnos. ‘É sempre um dinheiro a mais...’, parecem dizer. Profissionais que, no corpo a corpo com os adolescentes, cuidando da higiene, da administração de medicamentos e da disciplina, passam grande parte de seus dias entre as exigências que emanam das instâncias superiores e as extravagâncias de seus clientes desvairados."

(LINS, Maria Ivone Accioly. Violência em serviços públicos de saúde mental: uma experiência clínica com adolescentes. In: LEVISKY, David Léo (Org.). Adolescência e violência: conseqüências da realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 78).

No caso narrado acima, pode-se concluir que as condições de trabalho a que estão submetidos os auxiliares de enfermagem acarreta ofensa à obrigação de que a unidade de internação de menores

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C. Artigo 94 do ECA, inciso, IV. No entanto, acredito que a letra B tb esteja correta.

  • A letra B está coreta no tocante à letra fria da lei. Ocorre que a questão exigia uma interpretação do texto que se coadunasse com o ECA, sendo que a letra c é a que mais se amolda na combinação do que o texto quer demonstrar com o respectivo inciso do ECA que melhor se encaixa. 

  • Identidade? Forçadíssima

    Abraços

  • O texto em nenhum momento faz referência a identidade ou qualquer ameaça a ela.

    Completamente desconectada a assertiva considerada correta.

  • Forçou demais!

  • Essa questão saiu diretamente do orifício anal do examinador