SóProvas


ID
1507579
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre conflitos em grupos e organizações existe a [......] quando a interação tem importância moderada para a conquista dos objetivos, os quais não são completamente compatíveis, nem completamente incompatíveis.

O conceito que preenche corretamente a lacuna é

Alternativas
Comentários
  • Qual doutrina, FCC?  CHIAVENATO (2008): 

    Evitação – É a fuga do conflito! A pessoa, portanto, nem é assertiva nem colaborativa. Esse estilo é muito comum quando o assunto é pouco importante, quando não há possibilidade de ganhar ou quando o custo da derrota é muito alto.

    Dessa forma, as pessoas fingem que o conflito nem existe e escondem seus sentimentos! (Quando evitamos discutir religião com pessoas de outro credo, por exemplo, estamos no estilo de evitação!).8

    Acomodação – Reflete um alto grau de cooperação, sem assertividade. É a busca pela harmonia! Nesse estilo buscamos somente satisfazer o outro, sem buscar nossos interesses! É comum quando o tema a ser discutido é muito mais importante para a outra parte e queremos gerar um “crédito” de boa vontade para o futuro.

    Quando uma esposa deixa seu marido assistir ao jogo de futebol na televisão da sala, está buscando esse estilo de lidar com um possível conflito, por exemplo.

    Competição – Nesse estilo somos assertivos, ou seja, queremos a todo custo satisfazer nossos interesses, pouco importando os do outro. Ocorre quando queremos impor nossa posição!9

    Portanto, pode ser recomendável quando uma decisão é urgente, ou quando o tema é impopular e é necessária uma decisão. É um conflito ganha-perde, ou seja, alguém sairá vencedor e o outro sairá derrotado!

    Se uma categoria entra em greve e seus patrões decidem não oferecer nenhuma concessão e começam a contratar novos funcionários para ocupar os lugares dos grevistas, está buscando esse estilo.

    Compromisso – Nesse estilo, cada pessoa ou grupo cede um pouco para que uma solução intermediária ou “aceitável” aconteça. Dessa forma, cada parte cede e ganha algo de “valor”.

    Entretanto, como cada parte “perde” algo, pode-se semear outro conflito futuro (ou seja, o conflito seria somente “empurrado com a barriga”). O importante nesse caso é um “jogo de cintura” e uma busca por uma situação aceitável para as duas partes.

    Colaboração – Necessita tanto de cooperação quanto de assertividade para funcionar. O objetivo é que todas as partes saiam ganhando, e é baseado na negociação e no comprometimento das partes.

    Portanto, pode funcionar quando as duas partes são fortes, quando os objetivos de ambas as partes podem ser atingidos ao mesmo tempo ou quando todos percebem que algo está errado e é necessária a participação de todos na solução do problema.



    GABARITO DADO COMO ''E''

  • Segundo Robbins, em Comportamento Organizacional:

    ·  Metas superordenadas: criação de uma meta compartilhada que não possa ser atingida sem a cooperação entre as partes conflitantes.

    ·  Expansão de recursos: quando o conflito é causado pela escassez de um recurso, a expansão do recurso pode criar uma solução ganha-ganha.

    ·  Não enfrentamento: suprimir o conflito ou evadir-se dele.

    ·  Suavização: minimizar as diferenças entre as partes conflitantes, enfatizando os interesses comuns.

    ·  Concessão: cada uma das partes abre mão de algo valioso.

    ·  Comando autoritário: a administração usa a autoridade formal para resolver o conflito e, depois, comunica o desejo às partes envolvidas.

    ·  Alteração de variáveis humanas: técnicas de mudança comportamental, tal como treinamento em relações humanas, para alterar atitudes e comportamentos que causem conflitos.

    ·  Alteração de variáveis estruturais: mudanças na estrutura formal da organização e nos padrões de interação entre as partes conflitantes, por meio de redesenho de atribuições, transferências, criação de posições coordenadas etc.


  • acho que a FCC esqueceu de colocar outra alternativa, que tornaria a questao correta.

    x) Compromisso/ acordo/ transigencia

    pqp !!
  • Para responder essa questão é preciso considerar todos os estilos para gestão de conflitos, bem como todos os seus sinônimos:


    Evitação (Abstenção/Fuga/Abandono)

     - não assertivo - não cooperativo

     - ignorar o conflito, neutralidade, fuga


     Competição (Dominação/Sobreposição)

     - assertivo  - não cooperativo

     - imposição de interesse autoritário, solução urgente


     Acomodação (Condescendência)

     - não assertivo  - cooperativo

     - alto grau de cooperação para suavizar, harmonizar,  gerando satisfação apenas da outra parte. utilizado quando se deseja evitar um conflito no presente, para obter ganhos no futuro


     Compromisso (Transigência/Concessão)  - gabarito

     - assertivo  - cooperativo

     - soluções razoáveis, que envolvem ganhos e perdas para  todas as partes. Nesse modelo são feitas concessões de ambos os lados


     Colaboração (Integrativo/Ganha-Ganha)

     - altamente assertivo  - altamente cooperativo 

     - as partes buscam a melhor solução para atender a todos


  • Para responder essa questão é preciso considerar todos os estilos para gestão de conflitos, bem como todos os seus sinônimos:

    Evitação (Abstenção/Fuga/Abandono)

     - não assertivo - não cooperativo

     - ignorar o conflito, neutralidade, fuga

     Competição (Dominação/Sobreposição)

     - assertivo - não cooperativo

     - imposição de interesse autoritário, solução urgente

     Acomodação (Condescendência)

     - não assertivo - cooperativo

     - alto grau de cooperação para suavizar, harmonizar, gerando satisfação apenas da outra parte. utilizado quando se deseja evitar um conflito no presente, para obter ganhos no futuro

     Compromisso (Transigência/Concessão)  - gabarito

     - assertivo - cooperativo

     - soluções razoáveis, que envolvem ganhos e perdas para todas as partes. Nesse modelo são feitas concessões de ambos os lados

     Colaboração (Integrativo/Ganha-Ganha)

     - altamente assertivo - altamente cooperativo 

     - as partes buscam a melhor solução para atender a todos

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso: Gerenciamento de Conflitos

    http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-de-pessoas-gerenciamento-de.html

  • Tem gente confundindo técnicas de resolução de conflitos (que é o que a questão pede e só tem 1 opção aí que é a concessão) com Estilos de administração de conflitos (que são as demais opções).


    A questão fala de técnicas que podem ser: Resolução de problemas, Metas superordenadas, Expansão de recursos, Não enfrentamento, Suavização, Concessão, Comando autoritário e Alteração de variáveis humanas.


    O gabarito é concessão: cada uma das partes abre mão de algo valioso.


    Indo pra parte de estilos de administração, essa técnica (concessão) se encaixa no estilo compromisso/acordo que é quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução, criando assim um conflito ganhar-perder.


    Fonte: Andreia Ribas, 2013.

  • Larissa Danielly, a página não foi encontrada.

  • Geovana Santana, a questão não expressa se é uma espécie de técnica de resolução de conflitos ou uma adminstração de conflitos. A administração é um conceito mais amplo, englobando também técnicas. Uma não anula a outra, ao contrário. Posso ter uma adminstração de conflitos do tipo competitivo, baseado em técnicas de conflito do tipo comando autoritário. 

    A assertiva C só está correta, porque não traz nas outras alternativas a adminstração de conflitos por compromisso/acordo, mesmo conceito da técnica concessão: Encontra-se neste estilo a combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação, sendo utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução, criando um conflito do tipo ganhar-perder, pois cada parte dá algo e ganha algo de valor. 

  • Evitamento / fuga / abstenção:

    - Acontece quando a pessoa reconhece a existência do conflito, mas prefere evitá-lo, não agindo para satisfazer os interesses próprios nem da outra parte, nem tomando papel ativo na solução das causas para os problemas.

    Acomodação ou suavização:

    - A pessoa cede alguma coisa de valor para a outra parte, buscando satisfazê-la como forma de acomodar a situação e fortalecer o relacionamento entre as partes.

    - Normalmente está relacionada a objetivos compatíveis entre as partes, mas sem esforços grandes para impor seus objetivos aos outros.

    Competição ou comando autoritário:

    - O foco é nos interesses do indivíduo, que busca ganhar no conflito enquanto a outra pessoa perde. Vencedor/Vencido (só não tem essa relação na colaboração)

    Colaboração ou solução de problemas:

    - Envolve a real solução dos problemas. Sob ele, as partes se importam tanto com a satisfação dos próprios interesses quanto dos interesses dos demais envolvidos.

    - Buscar uma solução ganha-ganha para todos os envolvidos.

    Compromisso ou concessão:

    - É uma solução em que as partes abrem mão de algumas coisas em troca de outras, de modo que todos se vejam em uma situação aceitável de ganhos e perdas.

    fonte: Estratégia Concursos

  • Para Griffin e Moorhead (2006), a concessão ocorre quando a interação entre os indivíduos tem importância moderada para atingir objetivos, que não são totalmente compatíveis ou incompatíveis com as metas do grupo. A postura não é assertiva nem cooperativa. Este tipo de administração do conflito pode criar um conflito do tipo perder-perder.

    Moscovici (2009) apresenta a abordagem como harmonização. Pode ser visível, em situações de aceitação pessoal, nas quais as discordâncias são evitadas, para não causar ressentimentos. Os grupos conseguem cordialidade, mas, a concessão é atingida através acordos superficiais. 

    Conforme o que foi descrito, o gestor poderá utilizar a concessão para gerir conflitos sobre assuntos importantes para a organização, que precisam ser tratados sem gerar rupturas nas equipes (ROBBINS, 2008). Assim, o gestor poderá utilizar a abordagem de concessão para atingir soluções rápidas, dentro das equipes, mesmo que temporárias.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Estou confundindo muito a colaboração com compromisso. Como não confundir?