SóProvas


ID
1507582
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um determinado gestor de um grupo de trabalho não gosta de conflitos no ambiente de trabalho, por isso nunca permite que surjam conflitos entre seus integrantes. De acordo com autores do tema, desta forma o grupo

Alternativas
Comentários
  • Efeitos do Conflito (Robbins e Coulter, 1998)

    Os conflitos podem gerar aspectos positivos e negativos.12 Vejamos as possibilidades:

    Aspectos positivos 

    Ø O conflito pode “empurrar” o grupo para que se esforce mais e seja mais criativo para solucionar os problemas, gerando uma energia e um impulso inovador maiores.

    Ø Um nível adequado de conflito pode prevenir a ocorrência do “pensamento grupal”, que ocorre quando um grupo é tão coeso que as pessoas não se sentem à vontade para expressar opiniões contrárias.13

    Ø O conflito aumenta a coesão intragrupal, pois gera um sentimento de identidade no grupo. É a famosa sensação “nós contra eles”, que existe em disputas esportivas.

    Ø O conflito aumenta a percepção dos erros e problemas existentes na organização, que talvez ficassem “adormecidos” sem sua presença.

    Aspectos negativos

    Ø Boa parte da energia gerada pelo conflito é gasta na sua resolução, ou seja, não é canalizada para algo produtivo, e sim em reuniões intermináveis, disputas emocionais etc.

    Ø A cooperação deixa de existir e é substituída por comportamentos que dificultam o trabalho e o bom funcionamento da organização.

    Ø O conflito impede que os esforços das pessoas e grupos sejam eficazes, gerando sentimentos de frustração, hostilidade, raiva etc

  • "Griffin et al. (2006), destaca que os administradores devem se preocupar com a falta de conflitos, que pode significar estagnação da organização e acomodação dos funcionários, os administradores devem promover um grau moderado de conflitos específicos a fim de estimular uma competição saudável, novas ideias e motivação na execução das tarefas, pois falta de conflitos costuma levar à apatia e à letargia. A falta de conflito em uma organização significa acomodação, paralisação e indolência, pois o conflito é a existência de pontos de vistas diferentes, visões divergentes e interesses desiguais que por razoes normais se colidem, pois não há compatibilidade, por isso onde há conflitos existe dinamismo de forças que se colidem."

  • Bom se olharmos o comentário da Vanessa a letra "e" também estaria correta. Alguém pode me explicar o motivo da FCC ter dada como errada? Se é que existe um argumento válido e convincente né, brincadeira essa banca.

  • Robbins afirma que o conflito acaba tendo a potencialidade de tornar um grupo mais coeso.
    E afirma que um grupo sem conflitos tem a tendência de ficar apático e letárgico.
    .
    Agora me expliquem, como eu respondo uma questão com duas alternativas corretas??

  • Alex Leocadio, não há duas respostas corretas na questão. Observe o que você escreveu com o que a alternativa E propõe.
    Você cita: "Robbins afirma que o conflito acaba tendo a potencialidade de tornar um grupo mais coeso.". 

    Já a alternativa "E" diz: "terá uma coesão mais baixa do que a dos grupos com conflito.". A coesão que a questão apresenta é uma coesão MAIS BAIXA e o autor fala em "tornar um grupo MAIS coeso". São coisas diferentes, antagônicas.

  • Complementando...

     

    Faltará "energia", "motivação", "estímulo" ao grpo. O nível mínimo de conflito é aquele que mantém as pessoas mais "alertas", desafiadas e motivadas, fomenta a inovação e a mudança. Se não é permitido qualquer discussão ou discordância que seja, o grupo permanecerá parado, apático.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

  •  Grupo sem conflito algum, integrantes acomodados - sofrerá de apatia e letargia, pois  faltará "energia", "motivação", "estímulo" ao grupo.

     

    O nível mínimo de conflito é aquele que mantém as pessoas mais "alertas", desafiadas e motivadas, fomentando a capacidade de inovação, mudança, desenvolvimento e capacidade de resolver os problemas de forma democrática e efetiva.

     

    Se não é permitido qualquer discussão ou discordância que seja, o grupo permanecerá parado, apático, letárgico, desmotivado, acomodado.

  • Erro da letra E:

    Acredito que o entendimento da banca é que, se o conflito é entre grupos DISTINTOS, tal conflito tende a aumentar a coesão interna de cada grupo. Essa é aquela lógica de todos se unirem contra um inimigo comum.

     

    A questão, entretanto, aborda o conflito entre integrantes do MESMO grupo. Nesse tipo de conflito não há um ganho de coesão, tendo em vista não existir um inimigo externo ao grupo. Pelo contrário, tal confronto poderia gerar a quebra do grupo em várias "panelinhas".

  • Abordagem interacionista: a partir dos anos 1970.

    A visão interacionista encoraja o conflito, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico e tranquilo está na iminência de se tornar estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Os líderes devem manter um nível mínimo de conflito.

     

    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos Públicos, de Ribas e Salim.

  • apatia= indiferença 

     letargia=desinteresse

  • As questões acabam se repetindo... já fiz hoje outra questão da FCC que usou exatamente as mesmas palavras: apatia e letargia...