SóProvas


ID
1507948
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processo de esterilização de materiais, o calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão, é o processo mais seguro, eficiente, rápido e econômico disponível. Utiliza-se para o processo de esterilização por calor úmido

Alternativas
Comentários
  • Métodos físicos de esterilização

    Calor seco: A esterilização por calor seco é realizada a temperatura de 140°C a 180°C, em estufas elétricas equipadas com termostato e ventilador para promover o aquecimento rápido, controlado e uniforme da câmara. O calor seco somente deve ser usado para materiais que não podem ser esterilizados pelo calor úmido. Pode ser empregado na esterilização quando não houver contato direto entre o vapor saturado e as superfícies dos objetos ou substâncias, pois o calor seco tem a propriedade de penetrar em todas as espécies de materiais e recipientes fechados impermeáveis ao vapor.

    Calor úmido: É a esterilização pelo vapor sob pressão. É o método processado pela autoclave. O calor úmido é o mais seguro e também mais utilizado para esterilizar a maior parte dos materiais médico-hospitalares. Sua eficácia depende da penetração do vapor saturado sob pressão nos pacotes ou caixas, a uma determinada temperatura, durante certo tempo.

    Radiação:  A esterilização  por radiação é obtida através de raios gama e cobalto 60. É um método altamente penetrante, atravessando invólucro de materiais como caixas de papel, papelão ou plástico; não danifica o material submetido ao processo, pois é frio,  tem um longo tempo de validade desde que o invólucro não seja rasgado, molhado ou perfurado.

    fonte:http://www.mccorreia.com/infeccaohospitalar/esterilizacao.htm