SóProvas


ID
1508176
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Para o cálculo do superávit primário NÃO são levados em consideração,

Alternativas
Comentários
  • Superávit primário: excesso de arrecadação sobre os gastos totais, excluindo os gastos (ou receitas) com pagamentos de juros sobre a dívida e correção monetária e cambial.


    Fonte: Heber Carvalho.

  • Letra D, pessoal!

    Essa nós não podemos errar!

    O resultado primário desconsidera totalmente as receitas e despesas financeiras.

    Ou seja, não são levados em conta os juros e a correção monetária da dívida pública (juros nominais).

     Resposta: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale / Galera do QC

    Todas as despesas, exceto as despesas de juros, correção monetária e cambial, fazem parte do resultado primário.

    O resultado primário leva em consideração todas as receitas e despesas não-financeiras. Os tributos são receitas não-financeiras, e por isso as alternativas A, B e C não podem ser o gabarito. 

    A alternativa E traz um exemplo de redução de despesas não-financeiras (corte de pagamentos de funcionários públicos), e por isso compõe o superávit primário. 

    ===

    PRA AJUDAR:

    Q564786 ➜ Para que seja mantida a dívida constante como proporção do PIB, quanto maior é o crescimento da economia, menor será a necessidade de gerar superávits primários. (CERTO)

    • R: Para manter constante a relação dívida/PIB, dívida e PIB devem crescer na mesma proporção
    • Se o PIB apresentar forte crescimento, a dívida poderá crescer a taxas elevadas também. Se a dívida pode crescer a taxas elevadas, é menor a necessidade de gerar superávits primários

    ===

    Q565358 ➜ Os pagamentos feitos pelo INSS a aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social provocam impacto negativo sobre a dívida bruta interna do governo, mas não sobre o resultado primário. (ERRADO)

    • R: Todas as despesas, exceto as despesas de juros, correção monetária e cambial, fazem parte do resultado primário, portanto, os pagamentos feitos pelo INSS a aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social impactam não só dívida bruta interna do governo, mas também o resultado primário

    ===

    (2002/ESAF/BANCO CENTRAL DO BRASIL/Analista) Tanto a dívida pública quanto o déficit público são variáveis “fluxo”.(ERRADO)

    • R: A cada ano que o governo apresenta déficit público (variável fluxo), aumenta a dívida pública (variável estoque). O superávit, por outro lado, reduz a dívida pública. Portanto, a dívida pública é o acúmulo de sucessivos déficits ou superávits

    ===

    OBS.: Quando há superávit público, isto significa que o governo está arrecadando mais do que está gastando, logo, está fazendo política fiscal contracionista (restringindo a demanda agregada). 

    Quando  há  déficit  público,  isto  significa  que  o  governo  está  gastando  mais  do  que  está arrecadando, logo, está fazendo política fiscal expansiva (aumentando a demanda agregada).

    ===

    SUPERÁVIT PÚBLICO 

    = poupança do governo – gastos de capital 

    ou 

    = poupança do governo – investimentos do governo 

    ou 

    =total de impostos – transferências do governo – gastos correntes – gastos de capital 

     

    Se o resultado for negativo, há DÉFICIT PÚBLICO