I. O uso de habilitadores de T&D refina o diagnóstico dos fatores de aprendizagem e crescimento, tornando tangíveis os ativos de crescimento intelectual para a organização. (CORRETA)
II. A transformação das ações de T&D em demonstrativo de resultados somente é possível levando-se em consideração a perspectiva do cliente. (ERRADA)
As ações de T&D impactam tanto a perspectiva do cliente(mercadológica) pois agregam valor ao processo e ao produto, quanto a de aprendizagem e crescimento organizacional (principalmente), a de processos internos (uma vez que T&D está intimamente ligado com a melhoria na execução dos processos) e em menor grau, na financeira (uma vez que há determinados tipos de treinamento que possuem um alto valor para serem executados).
III. Processos internos é a única perspectiva do BSC que não tem relação com T&D. (ERRADA - vide comentário acima).
IV. T&D pode ser medido por meio de métricas de aprendizagem e crescimento que formam uma estrutura capaz de diagnosticar e quantificar a satisfação, a produtividade e a retenção de funcionários na estrutura do BSC. (CORRETO)
Att,
Acrescentando o ótimo comentário do William Suzuki.
A meu ver, a questão é hard e realmente para você conseguir acertá-la você deveria ter na bagagem o conhecimento sobre o BSC (assunto queridinho da CESPE, diga-se de passagem). Então, questões como essa eu sempre procuro aquela em que esteja mais próxima de ser errada, ou mais próxima de ser certa. Identificando, elimino as alternativas que possuam o item (provavelmente mais certo ou menos errado ou vice-versa).
Eu acertei a questão fazendo a seguinte análise, subsidiada pelo conhecimento sobre o BSC.
A primeira que peguei foi o item III, que baseado nos meus conhecimentos sobre BSC considerei-o como errado.
III. Processos internos é a única perspectiva do BSC que não tem relação com T&D. É errada porque no BSC, como já explicado pelo colega William Suzuki, existem 4 perspectivas: Financeira, Cliente, Processos Internos, e Aprendizado e Crescimento. T&D tem relação, quer seja direta, quer indireta, com a perspectiva Financeira do BSC? Basta lembrar que nessa existe o indicador ROI - Retorno sobre o Investimento, ou seja, qual o valor agregado em termos financeiros o programa de T&D traz/ trouxe/trará para a organização. Só por essa análise você elimina esse item, o que faz te inclinar a considerar as alternativas "a" e "e" como erradas.
II. A transformação das ações de T&D em demonstrativo de resultados somente é possível levando-se em consideração a perspectiva do cliente.
Errada! Essa é quase bem óbvia. Sabendo das perspectivas do BSC, seria somente a perspectiva do cliente que subsidiaria auferir os resultados do T&D? A pespectiva financeira também não poderia fornecer esses demonstrativos de resultados? Mais... o aprendizado e crescimento também é um exemplo. Portanto, já dar pra se eliminar as alternativas que contêm esse item: "d" e "b".
Só sobra a alternativa "c", que, sinceramente, você lê com aquela sensação de que é a mais provável de ser certa e já te deixa preguiçoso em ler as demais, mas continua só por desencargo de consciência (o que é aconselhável).
.
I. O uso de habilitadores de T&D refina o diagnóstico dos fatores de aprendizagem e crescimento, tornando tangíveis os ativos de crescimento intelectual para a organização.
Humildemente, pulo a análise desse e deixo pra quem melhor possa elucidá-lo. Os tais "habilitadores de T&D" ainda não os estudei ou os vi por ai. >.<
IV. T&D pode ser medido por meio de métricas de aprendizagem e crescimento que formam uma estrutura capaz de diagnosticar e quantificar a satisfação, a produtividade e a retenção de funcionários na estrutura do BSC.
Quase intuitivo, esse item é auto esclarecedor, já que realmente por meio de métricas de aprendizagem e crescimento pode se estabelecer um diagnóstico aplicação do T&D e os resultados proporcionados por ela à empresa, a exemplo da mensuração da produtividade dos capacitados ou treinados, do índice de Turn over (rotatividade de funcionários), etc.