-
c) “fugere urbem”.
O uso de expressões em latim era comum no Arcadismo (neoclacisssimo). Elas estavam associados ao estilo de vida simples e bucólico.
Inutilia Truncat/Objetivismo: as inutilidades eram cortadas. A linguagem era depurada, sem exageros ou o rebuscamento da poesia barroca. Os poetas árcades eram contidos em sua expressão poética.
Fugere Urbem: os árcades buscavam uma vida simples, próxima da natureza, longe das confusões urbanas. A modernização das cidades trazia os problemas dos conglomerados urbanos. A alternativa era mudar-se para os prados e campos.
Locus amoenus: "lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos;
Carpe diem: significa aproveitar o dia, viver o momento com grande intensidade. Foi a atitude assumida pelos poetas-pastores, que acreditavam que o tempo não parava e, por isso, deveria ser vivido plenamente em todos os sentidos.
FONTE: http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/arcadismo.html
-
Os versos de Cláudio Manuel da Costa revelam o desejo do eu lírico de afastar-se da cidade
-
2014 e 2019 questoes iguais
-
Está mais para Auréa Mediocritas
-
Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da Cidade o lisonjeiro encanto”
Fugere urben=Fuga da Cidade, o texto é totalmente claro choupana=Casa muito simples, rústica, com o telhado de palha ou sapê, geralmente feita em madeira; cabana, caluje, choça, palhoça, relacionada ao campo tem mais valor que a cidade .