-
Meus deus as questoes tão simples de responder estão ficando cada vez mais difíceis/subjetivas no final ele afirma: "um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria". A letra b fica parecendo que código foi mais feito para punir do que admitir, veicular a possibilidade, importância da profissão - que é o sentido geral do texto. Examinadores como esse realmente não tem o que fazer - deveria ser obrigado a cumprir "pena" na África ajudando a distribuir alimentos para pessoas que estão morrendo de fome - em vez utiliza-se de um esforço herculeo para formular uma questao tosca dessa.
-
essa questão, acredito que, caberia recurso.
-
...A missão
primordial de um código de ética profissional não é de normatizar
a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro
de valores relevantes para a sociedade e para as práticas
desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento
social daquela categoria...
-
COM CERTEZA CABERIA RECURSO. DIZ O CÓDIGO DE ÉTICA, JÁ NA INTRODUÇÃO
Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo.
-
A resposta da questão NÃO expressa a missão do código...
No entanto não caberia recurso pois a letra B é um transcrição quase exata
de um trecho do código que aparece no próprio texto básico da questão. Revejam...
É como um jornalista que pega uma frase que você disse e descontextualiza, o sentido fica deturpado,
mas você não pode dizer que não disse aquilo... saca?
-
Não acredito que caberia recurso porquea questão é clara e fala "DE ACORDO COM O TEXTO" e o texto é bem claro ao falar ..."de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria."
-
Resposta do gabarito letra B. O código diz que a missão de qualquer código de ética é estabelecer um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social da categoria, desde de que se leve em consideração os valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas
-
Penso que para responder à questão é necessário ir por eliminação: de início eliminamos as alternativas A, C e E , que dizem a respeito da normatização técnica.Restam a B e D, a alternativa D fala, novamente, em prática, mas com uma acepção moral, e diz que que o julgamento da ação seria individualizada, que é justamente o contrário, busca-se estabelecer padrões de conduta e não de prática, conduta supõe um peso moral.
-
Conforme o Código: A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
-
Como um colega acima respondeu vai por eliminação, nosso código não é para nós normatizar e termos técnica e sim algo feito para a sociedade assegurar de nossos abusos. è mais reflexivo, proteção da sociedade, baseia-se na constituição cidadã 1988. Agora um adentro a sociedade esta assegurada contra absurdos da psicologia e quem nós protegeu do ato médico? CFP nem aí para seus súditos....
-
RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05
Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional (CFP, CEPP, 2005, p. 5)
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: B