SóProvas


ID
1509817
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia individual e a social não diferem em sua essência [...] O êxito que a terapia passa a ter no individuo haverá de obtê-lo na coletividade. No futuro, os estudiosos da sociologia e da psicologia se perguntarão, perplexos: como é que há mais tempo nós não nos interessamos por grupos se vivemos e convivemos, a maior parte do tempo de nossa vida, em uma permanente, intensa, extraordinária e complexa relação do indivíduo com o seu mundo?

                                                                                                                                    Sigmund Freud

Segundo a grupoterapia, um grupo é

Alternativas
Comentários
  • uma unidade que se manifesta como uma totalidade.

  • O que, então, caracteriza um grupo propriamente dito? É quando o mesmo, quer seja de natureza operativa ou terapêutica, vier preencher algumas condições básicas, como as seguintes:

    1.     Um grupo não é um mero somatório de sujeitos; pelo contrário, ele se constitui como uma nova identidade, com leis mecanismo próprios. Pode-se dizer assim que todo indivíduo se como um grupo (de personagens internos), da mesma forma que todo grupo se comporto como se fosse uma individualidade.

    2.     Todos os integrantes estão reunidos em torno de uma tarefa ou objetivo em comum.

    3.     O tamanho do grupo não pode exceder o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação, tanto a visual, como a auditiva, verbal e a conceitual.

    O autor elenca ao todo 14 características fundamentais num grupo.

    Fonte: Zimerman (1993)