SóProvas


ID
151048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

Com base nos conceitos e aplicações da análise econômicofinanceira,
julgue os seguintes itens.

A conta duplicatas descontadas é usualmente reclassificada para o passivo, na análise econômico-financeira, o que permite conhecer melhor a empresa no que se refere ao seu grau de dependência de recursos de curto prazo provenientes de instituições financeiras.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO....
    As contas retificadoras funcionam de forma inversa ao funcionamento das contas ao grupo a que pertencem. Assim, as contas retificadoras do ativo são de natureza credora, devendo ser creditadas, quando aumentam seu saldo, e debitadas quando se extinguem ou diminuem seu saldo.
    De modo contrário, as contas retificadoras do passivo e do patrimônio líquido são de natureza devedora, devendo ser debitadas, quando aumentam seu saldo, e creditadas quando se extinguem ou diminuem seu saldo. 
     
    Devido a essa inversão, em uma análise econômico-financeira, todas as contas patrimoniais de natureza credora devem ficar juntas; ou seja, são contas que registram valores que diminuem o capital próprio da empresa.
  • Já achei a resposta do Prof. Kazuo...

    algumas contas devem ser reclassificadas, apenas para efetuar a análise das demonstrações financeiras. A conta “Duplicatas Descontadas” , no Balanço Patrimonial, é classificada como retificadora do Ativo. Mas, para análise de balanço, deve ser reclassificada para o Passivo. (Esta reclassificação não altera a contabilidade oficial, é apenas para fins de análise).

    Outras contas que devem ser reclassificadas :

    Despesa antecipadas e Ativo diferido : Representam gastos que a empresa já efetuou, e que serão transformados em despesas (a sua realização será na forma de despesas), portanto, para os índices de liquidez, não devem ser considerado. Para outros índices, devem reduzir o Patrimônio Líquido.

    Resultado de exercício futuro : Deve ser somado ao Patrimônio líquido.

    OBS : A MP 449 acabou com o diferido, mas as empresas poderão optar por manter o saldo já existente e realizá-lo conforme o prazo original. Além disso, as questões antigas ainda mencionam tal grupo.

    Vale a mesma observação da questão anterior, não são todas as bancas que aceitam tal reclassificação. Resolva exercícios da banca para ver sua posição.

    Quanto aos livros, procure em livro de análise de balanço. Ed Luiz Ferrari, no livro “Análise de Balanços”, menciona algo sobre reclassificação na pg. 63.
  • CORRETO.


    Complementando o belíssimo esclarecimento acima, o profº Marcondes Fortaleza do EVP também ensina que duplicatas descontadas são classificadas como dedutoras do Ativo, mas para fins de análise de balanço, como bem destacado entre vírgulas na questão, considera-se como conta do Passivo.
  • Acredito que esta questão esteja desatualizada. A conta duplicatas descontadas, hoje em dia, é registrada diretamente no passivo circulante, não necessitando de qualquer reclassificação para análise econômico-financeira.