SóProvas


ID
1510837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue.

O pensamento pedagógico contemporâneo encontra-se marcado por um conjunto de novos paradigmas, entre eles, os paradigmas holonômicos em educação. Tais paradigmas têm procurado restaurar a totalidade do sujeito individual, contrapondo-se, de certo modo, à razão produtivista e valorizando o cotidiano e a individualidade.

Alternativas
Comentários
  • "Paradigmas holonômicos: etimologicamente, holos, em grego, significa todo e os novos paradigmas procuram centrar-se na totalidade. Mais do que a ideologia, seria a utopia que teria essa força para resgatar a totalidade do real, totalidade perdida." Moacir Gadotti

  • Perspectivas da Educação na visão de Moacir Gadotti

    Paradigmas Holonômicos
    : Caracterizam-se em especial pela proposta de uma nova relação entre produção e ser humano, principalmente representado pelo pensamento de Edgar Morin. Aqui o foco do saber não está institucionalizado mas voltado para dentro do próprio ser humano valorizando seus aspectos subjetivos, cotidianos e ocasionais. Destacam-se categorias como: “decisão, projeto, ruído, ambiguidade, finitude, escolha, síntese, vínculo e totalidade”.

    Aqui Gadotti apresenta novamente a filologia da palavra holonômico, detenhamo-nos:


    Etimologicamente, holos, em grego, significa todo e os novos paradigmas procuram centrar-se na totalidade. Mais do que a ideologia, seria a utopia que teria essa força para resgatar a totalidade do real, totalidade perdida. Para os defensores desses novos paradigmas, os paradigmas clássicos - identificados no positivismo e no marxismo - seriam marcados pela ideologia e lidariam com categorias redutoras da totalidade. Ao contrário, os paradigmas holonômicos pretendem restaurar a totalidade do sujeito, valorizando a sua iniciativa e a sua criatividade, valorizando o micro, a complementaridade, a convergência e a complexidade. Para eles, os paradigmas clássicos sustentam o sonho milenarista de uma sociedade plena, sem arestas, em que nada perturbaria um consenso sem fricções. Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida.


    Fonte: http://www.arturlopes.pro.br/arquivos/perspectivas-da-educacao-na-visao-de-moacir-gadotti


    Gabarito: CERTO.


    Bons Estudos!!! ^^