SóProvas


ID
1510930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue o item subsequente.

Na descentralização administrativa, o processo de transferência de competências para as escolas é um processo de autolimitação decidido e controlado pelo Estado na perspectiva tradicional.

Alternativas
Comentários
  • As diferentes formas como a dimensão política da territorialização é assumida/tratada em diferentes países podem ser resumidas, tal como propõe Barroso (1996, p.10-12): -

    nuns casos, a “territorialização” é vista como um instrumento para a introdução de uma “lógica de mercado” no funcionamento e regulação do sistema educativo, e portanto para uma outra forma de “privatização” da escola pública. - em outros casos, a “territorialização” é vista como a expressão da tendência das sociedades pós-industriais de transferirem para a periferia a gestão das contradições que o centro não pode resolver. Ou ainda, como forma de manipulação pelo Estado Central que financia localmente as políticas que ele determina sozinho. - no caso da “descentralização” administrativa outros autores procuram demonstrar que o processo de transferência de competências para as autarquias constitui um processo de “auto-limitação”, totalmente decidido e controlado pelo Estado, com a finalidade de perpetuar o seu poder. Forçado pela complexidade dos problemas e a carência dos recursos, o Estado devolve as “tácticas” mas conserva as “estratégias”, ao mesmo tempo que substitui um controlo directo, centrado no respeito das normas e dos regulamentos, por um controlo remoto, Édio Martins Revista Lusófona de Educação 142 baseado nos resultados.

    Fonte: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n6/n6a10.pdf