Ainda sobre o livro de Harmer: “How to teach English", lemos que ele usa três elementos essenciais para sequência de ensino. Vejamos a questão e onde podemos encontrar a resposta.
Supondo que o ensino atual de línguas tenha tendência a ser eclético em termos de abordagens e que isso possa resultar em práticas inconsistentes e infundadas, Harmer (2007) recomenda três elementos essenciais para qualquer sequência de ensino: envolvimento, estudo e produção. A alternativa com um exemplo correto de um desses elementos é:
A) discussões tratadas de maneira desafiadora - estudo
B) exame e prática da estrutura da linguagem - envolvimento
C) produção de diálogos originais - estudo
D) ler ou ouvir por prazer - produção
E) relacionar o material da sala de aula com a vida real - produção
No capítulo 4 "ESA lesson sequences", sendo que ESA são as iniciais para ENGAGE, STUDY ACTIVATE, um tipo de sequência de ensino leva os alunos em uma linha reta: primeiro o professor faz com que os alunos se sintam interessados; então eles estudam alguma coisa; e fazem as atividades de produção. A produção (activate) não é apenas produzir a fala e a escrita. Quando os alunos leem ou ouvem por prazer, eles estão envolvidos na produção do idioma. Eles estão usando todo e qualquer idioma para compreender o texto seja lido ou ouvido.
Dessa forma, segundo Harmer, um exemplo correto de um dos elementos essenciais para a sequência de ensino é ler ou ouvir por prazer - produção (reading or listening for pleasure – activate)
Gabarito do Professor: D