O exercício descrito na questão é conhecido como Crunch
- Abdominal Crunch: partindo da posição de decúbito dorsal, colocando os braços e mãos atrás da cabeça, sobre o peitoral ou ainda deixa-las estendidas ao lado do tronco para uma melhor execução do movimento, joelhos fletidos à 90º aproximando os tornozelos do glúteo, executar uma leve flexão de tronco à frente de aproximadamente 30º, sem flexão de quadril, elevando as escápulas até sair do solo, enrolando os segmentos e mantendo a lombar no chão.
De acordo com Escamila et al. (2006), os exercícios abdominais devem recrutar toda a musculatura abdominal (reto abdominal nas suas três porções, oblíquo interno e externo), evitando que os flexores do quadril e o reto femoral sejam sobrecarregados durante a execução dos movimentos pois uma grande ativação dos flexores gera uma força que pode provocar uma rotação anterior da pelve, aumentando a lordose lombar.
Além disso, associado a uma musculatura abdominal enfraquecida, aumenta-se o risco do surgimento de dores lombares como a lombalgia. Um dos principais flexores do quadril é o iliopsoas, e sua função principal é a de flexionar o quadril, com ligeira adução.
Fonte: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11632/1/CT_COEFI_2017_2_08.pdf