SóProvas


ID
151141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos

Com relação aos conceitos e aplicações atinentes a custos em
geral, julgue os itens subsequentes.

Sabendo-se que, em uma empresa industrial, os custos e despesas fixos são de R$ 540.000,00, e a margem de contribuição unitária, R$ 120,00, conclui-se que a empresa deverá produzir e vender, no mínimo, 4.500 unidades para que não haja prejuízo.

Alternativas
Comentários
  • PEC= CF+DF/MCU
    PEC= 540000/120= 4500

    PEC é ponto de equilibrio contabil , ou seja, é a qtde de unidades que a empresa tem que produzir e vender para que nao haja nem lucro nem prejuizo.
  • Trazendo outras informações importantes sobre o assunto.
    1. Conforme já dito pelo colega acima, o ponto de equilíbrio contábil representa a igual entre as receitas totais e os gastos totais (depesas + custos). O ponto de equilíbrio contável é expresso pela seguinte fórmula:

    PEC = (DF + CF)/(MCU), sendo:

    PEC: ponto de equilíbrio contábil
    DF: despeas fixas
    CF: custos fixos
    MCU: margem de contribuição unitária [MCU = PVU - (DVU+CVU), preço de venda unitário menos o somatório das despesas de vendas unitárias com os custos de vendas unitários).
    1. Ponto de equilíbrio econômico: representa a quantidade que produzida e vendida gera um lucro igual ao rendimento que seria obtido no mercado financeiro. Em outras palavras, refere-se ao custo que se deixa de ganhar em função de uma escolha por um determinado investimento.
    PEE = [(DF+CF)-CO]/(MCU), sendo o CO o custo de oportunidade
    1. Ponto de equilíbrio financeiro: quantidade produzida e vendida na qual não há lucro ou prejuízo sem considerar os encargos de depreciação relacionados nos custos fixos.
    PEF = [(DF+CF) - encargos de depreciação]/(MCU)
  • Corrigindo a fórmula:


    PEE = [(DF+CF)  + CO]/(MCU), sendo o CO o custo de oportunidade