SóProvas


ID
1511698
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Situando a adolescência como uma fase específica do desenvolvimento humano que se caracteriza por mudanças e transformações múltiplas fundamentais para que o ser humano possa atingir sua maturidade e se inserir na sociedade no papel de adulto, julgue os itens subsequentes.

I A adolescência é muito mais do que uma etapa de transição. É um espaço precioso para receber influências, em especial do mundo extrafamiliar. Por essa razão, pode-se prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias.

II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais.

III Se, por um lado, encontra-se na sociedade atual o fenômeno da adolescência prolongada, a realidade brasileira aponta para um significativo contingente populacional de crianças que, pelas condições de pobreza de suas famílias, ficam impedidas de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento, na medida em que são obrigadas a uma inserção precoce no mercado de trabalho.

IV A adolescência traz desafios constantes, que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas bem sucedidas no enfrentamento de tais desafios favorecem o desenvolvimento dos potenciais que essa fase da vida abriga.

V A falta do cuidado adequado com o adolescente pode representar não apenas o desperdício do potencial do jovem, mas sua exposição a situações de risco em relação ao seu desenvolvimento e, por vezes, riscos à sua própria vida.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I A adolescência é muito mais do que uma etapa de transição. É um espaço precioso para receber influências, em especial do mundo extrafamiliar. Por essa razão, pode-se prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias. (E)

    Prescindir = dispensar. Salvo exceções, o trabalho realizado com a criança ou o adolescente será realizado com o apoio das famílias e da comunidade na qual ele está inserido.


    II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais. (C)

    Hegemônica = relativo a hegemonia

    Hegemonia = Supremacia


    III Se, por um lado, encontra-se na sociedade atual o fenômeno da adolescência prolongada, a realidade brasileira aponta para um significativo contingente populacional de crianças que, pelas condições de pobreza de suas famílias, ficam impedidas de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento, na medida em que são obrigadas a uma inserção precoce no mercado de trabalho. (E)


    IV A adolescência traz desafios constantes, que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas bem sucedidas no enfrentamento de tais desafios favorecem o desenvolvimento dos potenciais que essa fase da vida abriga. (C)

    V A falta do cuidado adequado com o adolescente pode representar não apenas o desperdício do potencial do jovem, mas sua exposição a situações de risco em relação ao seu desenvolvimento e, por vezes, riscos à sua própria vida. (C)

    GABARITO: C


  • A segunda me deixou na dúvida..


  • I - pegadinha - prescindir (errada)

     

    II A adolescência, no contexto da realidade brasileira, deve ser abordada como uma realidade hegemônica, (errado) apesar da grande diversidade e da desigualdade das regiões e municípios brasileiros, tanto em seus aspectos naturais quanto nos sociais e culturais.

  • Eita precinsdir... as vezes acerto e vejo as vezes nem percebo.. afff

  • Cuidado! O comentário mais curtido está equivocado. Atualmente observa-se, de fato, o fenômeno da adolescência prolongada. Contudo, no Brasil, a despeito disso, um significativo contingente populacional fica impedido de viver plenamente essa etapa do desenvolvimento.

     

    Somente as assertivas III, IV e V estão corretas. Vejamos os erros das demais:

     

    I) não se pode prescindir de ações socioeducativas integradas com as famílias;

    II) justamente pela grande diversidade e desigualdade, a adolescência não deve ser abordada como uma realidade hegemônica;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C