SóProvas


ID
1512208
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Nas comunicações oficiais, há três tipos de expedientes que seguem um padrão quanto à sua redação - o ofício, o aviso e o memorando -, mas não são uniformes e diferenciam-se pelas suas finalidades. Sobre o memorando, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    MemorandoSua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação


    a)  O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente


    b) Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


    c) Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.


    d) Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício,com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa

    Aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário.

  • Eu marquei a opção correta, mas novamente devemos pensar na indução ao erro que a questão coloca como gabarito.

    Memorando.

    As características peculiares ao memorando faz com ele se situe dentre a chamada redação oficial, dado o seu caráter retratado pela impessoalidade. Mediante tais postulados remetemo-nos à ideia de um discurso claro, objetivo e preciso, bem como estruturado em uma linguagem regida pelo padrão formal e em um formato que traduz uniformidade, isto é, pré-estabelecido, padronizado. 

    Somadas a essas características, ressalta-se o fato de que o memorando também se revela pela sua agilidade, isentando-se de quaisquer procedimentos burocráticos que inviabilizem este propósito. Figurando como uma comunicação eminentemente interna, o memorando tende a permitir o contato entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, podendo se encontrar, hierarquicamente, em níveis diferentes ou semelhantes. 

    No que se refere à finalidade discursiva, esta pode se referir a questões meramente administrativas, como também pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por um determinado setor do serviço público, por exemplo. A agilidade, característica marcante, permite que os despachos sejam proferidos no próprio documento, evitando assim o acúmulo de documentações ora em trâmite.

    A indução de erro está na opção C. A resposta está incompleta, mas não incorreta. Questão passível de recurso e anulação.

  • Mnemônico que sempre me salva:

    M O

    (aviso, memorando, ofício)

    Memorando é o único que tá entre as letras, ou seja, está interno! Só serve para comunicações internas.