SóProvas


ID
1512253
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Araújo (2006), qualquer gestor pode ser um gestor de pessoas, mas somente um tem os meios necessários para se tornar um bom gestor de pessoas. É o titular (ou a titular) da área de pessoas. Mas, para se tornar um excelente gestor, terá de agir estrategicamente. Sempre!
O autor contempla, nesse trecho, a funcionalidade da nova perspectiva, surgida em meados do século 20, relacionada ao cargo de gestor de recursos humanos e que agora passa a ser conhecido como gestor de pessoas. Nesse contexto, é de fundamental importância que se considere quais são as estratégias de ação desse gestor, levando em conta os subsistemas e a importância da manutenção do clima organizacional, o qual depende de alguns fatores para a unidade do corpo funcional. Assinale a alternativa que indica esses fatores.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Araújo (2006, p. 4-5),

    Equidade: percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.

    Realização: estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais. É saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.

    Companheirismo: as pessoas buscam por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.

    *** O melhor clima possível não elimina a existência de conflitos, mas deve eliminar o conflito predador, aquele que só traz a instabilidade e a incerteza.

    ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.