A alternativa A está incorreta. A dimensão do estoque é basicamente determinada levando-se em conta o risco da quebra e o custo de sua manutenção e não apenas o consumo médio e lead-time de um pedido e serviços executados.
A alternativa B está incorreta. A dimensão do estoque é basicamente determinada levando-se em conta o risco da quebra e o custo de sua manutenção e não apenas o capital empenhado, custos gerais, saída e entrada.
A alternativa C está incorreta. A dimensão do estoque é basicamente determinada levando-se em conta o risco da quebra e o custo de sua manutenção e não apenas o planejamento do sistema orçamentário da empresa, oferta e procura.
A alternativa D está correta e é o gabarito da questão. O dimensionamento de estoque é determinado pela relação entre o risco da falta e o custo da manutenção do estoque (que evita a falta). Dessa forma, o capital investido e os custos gerados (custo dos estoques), assim como a disponibilidade do estoque, o consumo e a demanda (risco da falta) estão todos diretamente relacionados à questão do dimensionamento ideal dos níveis de estoques.
A alternativa E está incorreta. A dimensão do estoque é basicamente determinada levando-se em conta o risco da quebra e o custo de sua manutenção e não apenas os custos fixos, custos variáveis, dos pedidos de venda e a forma como são negociadas as compras.
Estratégia C.