Segundo Rousseau e Couture, "é através de um programa em três fases, centrado na missão do organismo e integrado na sua política de gestão da informação, que a arquivística consegue dar um contributo único, sendo pela sua especificidade capaz de agir eficazmente na informação organica"
Assim, as três fases descritas pelos autores são: I – Criação, Difusão e Acesso; II – Classificação e Recuperação da Informação; e III – Proteção e Conservação.
(fonte: Rousseau, Jean-Yves e Couture, Carol - Os fundamentos da disciplina arquivística, pg 65-68)
gab: CERTOO
Exatamente! Esse programa foi mostrado por Rousseau e Couture, como o colega falou.
Complementando as informações...
Dizem os autores:
"Qualquer organismo que pretenda encontrar uma solução duradoura para as dificuldades geradas pela informação que detém, deve fazê-lo de modo reflectivo e ordenado. É através de um programa em três fases, centrado na missão do organismo e integrado na sua política de gestão da informação, que a arquivística consegue dar um contributo único, sendo pela sua especificidade capaz de agir eficazmente na informação orgânica.
[...]
A primeira componente do programa visa a criação, a difusão e o acesso à informação orgânica.
A segunda componente do programa diz respeito à classificação e à recuperação da informação.
A terceira e última componente do programa centra-se na proteção e na conservação da informação.
[...]
É, pois, através da realização deste programa em três fases que a arquivística demonstra a sua especificidade e ocupa o seu lugar numa política de gestão de informação."
Fonte: Livro Os fundamentos da disciplina arquivística