SóProvas


ID
1512574
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A vitamina A é essencial para a reprodução, a visão e a resposta imunológica. Sua deficiência pode resultar em cegueira noturna e

Alternativas
Comentários
  • A Vitamina A é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. Atua também na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico (defesa do organismo contra doenças, em especial as infecciosas), mantém saudáveis as mucosas (cobertura interna do corpo que recobre alguns órgãos como nariz, garganta, boca, olhos, estômago) que também atuam como barreiras de proteção contra infecções. 

    A deficiência de Vitamina A (Hipovitaminose A) é uma doença nutricional grave e é a causa mais freqüente de cegueira previsível entre crianças. Além das alterações oculares que podem levar a cegueira, a deficiência contribui para o aumento das mortes e doenças infecciosas na infância. 

    As hipovitaminoses são: 

     Nictalopia - Cegueira noturna, ou seja, incapacidade de ver bem quando há falta de luz. 

     Hemeralopia - Cegueira diurna, caracteriza-se por uma função deficiente dos cones (células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores). 

     Xeroftalmia - Endurecimento da córnea, tornando-a semi-opaca e prejudicando a visão. Ela não surge apenas por carência de vitamina A no organismo. Quando não tratada, a xeroftalmia pode levar à perda total da visão. 

    Outras complicações ligadas a deficiência de vitamina A incluem visão deficiente à sensibilidade da luz (fotofobia), redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas (xerodermia), stress, espessamento da córnea, lesões na pele e câncer nos olhos. 

    A xeroftalmia é diferente de hemeralopia, esta sendo a chamada de 'cegueira noturna' é aquela, secura nos olhos que promove o aumento do atrito entre as pálpebras e o olho, ocasionando ulcerções (feridas) no epitélio ocular. 


    A deficiência de vitamina A também ocasiona hiperplasias (multiplicação descontrolada das células) e metaplasias (perda da forma celular), além do aparecimento de doenças oportunistas.