SóProvas


ID
151270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

A motivação econômica é a razão da existência do arquivo intermediário e a sua justificativa técnica.

Alternativas
Comentários
  • CERTO!

    Arquivo intermediário ainda tem valor Administrativo, apesar de pouco consultados. Imagina quanto custaria vc manter um Arquivo intermediário de 5 (ou mais) anos no seu setor? Iria precisar de ``Depositos``, além de ter muitas despesas com pessoal, manutençáo etc.

    Então, Por razões técnicas e Economicas é bem melhor  manter documentos poucos consultados (mas ainda com valor adm) em um arquivo Central (Arquivo intermediário).

  • ARQUIVO CENTRAL É CLASSIFICADO COMO ARQUIVO CORRENTE. ARQUIVO INTERMEDIÁRIO (20 ANOS).

  • essa eu confesso que não esperava.
    motivação econômimica é a razão da existência do intermediário?
    tenho que ler um pouco mais...
  • Segundo Rousseau; Couture – Os fundamentos da disciplina arquivísticas (1998: 115),

    O período de semiatividade: arquivos intermediários É o período durante o qual os  documentos “semiativos”, que formam os arquivos intermediários, seja qual for o suporte utilizado, devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração. Os documentos semiativos devem sempre responder aos objetivos da sua criação, mas a baixa frequência da sua utilização não justifica uma conservação próxima do utilizador ou em memória de computador. [...]. Se partimos do princípio que a economia de espaço e de equipamento (...) é o ponto máximo e determinante a favor da existência do período de semiatividade, compreende-se a vantagem de conservar os documentos semiativos de forma centralizada , a fim de permitir o melhor proveito de um armazenamento denso.

     
    Para finalizar uma Questão anterior aplicada pelo CESPE:

     (SEGER/ES CESPE 2011) A justificativa para a existência do arquivo intermediário é econômica, isto é, ele existe para armazenar os documentos que, mesmo sem consulta muito frequente, precisam ser mantidos por questões técnicas, fiscais e(ou) legais. 

    GABARITO: CERTO
  • A economia é a razão principal da criação de arquivos intermediários. Por este motivo, os custos de sua construção e dos equipamentos não devem superar em gastos os dos arquivos tradicionais. 

    Fonte: Arquivo - teoria e prática, Marilena Leite Paes. http://books.google.com.br/books?id=dtVdfKve3WgC&pg=PA119&lpg=PA119&dq=%22ARQUIVO+INTERMEDIARIO%22+%22ECONOMIA%22&source=bl&ots=EDZ1OcbmcT&sig=CUrePfoVhLhPjNcTSEijBR6n2GA&hl=pt-BR&sa=X&ei=GH5TVNiBI4aagwSNkYLIBg&ved=0CCYQ6AEwAQ#v=onepage&q=%22ARQUIVO%20INTERMEDIARIO%22%20%22ECONOMIA%22&f=false
  • Motivação econômica= redução de custos

  • Marilena:

    "A economia é a razão principal da criação de arquivos intermediários. Por este motivo, os custos de sua construção e dos equipamentos não devem superar em gastos os dos arquivos tradicionais. Tem-se que considerar o valor do terreno (situado em local afastado do centro urbano), da construção e dos equipamentos, que devem ser simples e de baixo custo."

    Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática (ed 3, pág 119)

    Q69930 - MPU 2010

    O conceito de arquivo intermediário, cujo surgimento deveu-se a razões econômicas, para baratear a guarda de documentos, possibilitou a elaboração da teoria das três idades documentais. (gab: certo)