SóProvas


ID
151273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os
itens subsequentes.

A adoção do sistema descentralizado de arquivos correntes é mais adequada para pequenas organizações, ao passo que o sistema centralizado é compatível com as organizações mais complexas e fisicamente grandes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O critério para a adoção dos sitemas de arquivos correntes é exatamente o oposto, ou seja, recomenda-se que pequenas organizações adotem um sistema centralizado e as mais complexas adotem sistemas descentralizados.

  • ERRADO

    SISTEMA CENTRALIZADO DE ARQUIVOS CORRENTES: por esse sistema entende-se não apenas a reunião da documentação em um único local, como também a CONCENTRAÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DE CONTROLE - recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição - de documentos de uso corrente em UM ÚNICO ÓRGÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, frequentemente designado como PROTOCOLO E ARQUIVO, COMUNICAÇÃO E ARQUIVO, ou outra denominação similar.

    SISTEMA DESCENTRALIZADO DE ARQUIVOS CORRENTES: deve ser estabelecida levando-se em consideração as GRANDES ÁREAS DE ATIVIDADES DE UMA INSTITUIÇÃO. A descentralização de arquivos correntes obedece basicamente a dois critérios:

    • Centralização das atividades de controle(protocolo) e descentralização dos arquivos: Neste sistema, todo o controle da documentação é feito pelo órgão central de protocolo e comunicações, e os arquivos são localizados junto aos órgãos responsáveis pela execução de programas especiais ou funções específicas, ou ainda junto às unidades administrativas localizadas em áreas fisicamente distantes dos órgãos a que estão subordinadas
    • Descentralização das atividades de controle(protocolo) e dos arquivos: Este sistema consiste em descentralizar não somente os arquivos, como as demais atividades de controle já mencionadas anteriormente, isto é, os arquivos setoriais encarregar-se-ão, ALÉM DO ARQUIVAMENTO PROPRIAMENTE DITO, dos registro, da classifcação, da tramitação dos documentos, etc. OBS: ESTE SISTEMA SÓ DEVERÁ SER ADOTADO QUANDO PUDER SUBSTITUIR COM VANTAGENS RELEVANTES OS SISTEMAS CENTRALIZADOS TRADICIONAIS OU OS PARCIALMENTE DESCENTRALIZADOS.

     ARQUIVO: TEORIA E PRÁTICA, MARILENA LEITE PAES, 3ª EDIÇÃO, PAG. 37 A 39

  • ERRADO. Sem muita teoria, a descentralização visa a facilitação do controle de arquivos complexos e de grande porte, ao passo que centralizar é o ideal para arquivos pequenos.

  • A centralização não é aconselhável em um instituição de âmbito nacional, complexa e fisicamente grande, pois, além de suas unidades administrativas desenvolvem atividades praticamente autônomas ou específicas, estarão localizadas fisicamente distantes umas das outras, e, portanto, necessitarão de arquivos próximos para que possam se desincumbir, com eficiência, de seus programas de trabalho.  Já, a utilização de um arquivo centralizado em uma pequena organização traria todos os benefícios inerentes a um arquivo deste tipo.  Então,  normalmente, organização pequena = arquivo centralizadoorganização complexa e grande = arquivo descentralizado.  Ou seja, o enunciado da questão dispôs o inverso.   Portanto, a questão está errada.  Fonte:Professores: Davi Barreto e Fernando Graeff - Ponto dos Concursos
    Bons estudos
  • ARQUIVOS CORRENTES - DESCENTRALIZAÇÃO 

    ARQUIVOS INTERMEDIARIOS/ PERMANENTE - CENTRALIZAÇÃO