GABARITO: C.
Teoria dos Estilos Gerenciais
→ Autocrático/restritivo/orientado para a tarefa: centralizador. Não divide poder de decisão com a equipe, oferece o máximo de suporte e o mínimo de liberdade. Ideal para a produtividade, porém nem sempre impacta na qualidade.
Obs.: Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
→ Democrático/ orientado para pessoa e tarefas: participativo (também chamado de consultivo). Divide poder de decisão com o grupo. Oferece o suporte e a liberdade. Ideal para tarefas complexas.
É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
◼ Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
◼ Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
→ Liberal ou laissez-faire (deixar fazer)/ pessoas: oferece o mínimo de suporte e a máxima liberdade. O líder atua somente quando é solicitado.
- Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.