SóProvas


ID
1513288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

     O documento do MEC Indagações sobre currículos tem como principal obj etivo deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, acerca da concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento em que ocorre a implementação do ensino fundamental de nove anos e a divulgação dos documentos consolidados da política nacional de educação infantil, é necessário retomar a reflexão com relação às diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e às diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil — ação já desencadeada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A liberdade de organização conferida aos sistemas por meio da legislação vincula-se à existência de diretrizes que os orientem e lhes possibilitem a definição de conteúdos de conhecimento em conformidade à base nacional comum do currículo, bem como à parte diversificada, como estabelece o art. 26 da vigente Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n.° 9.394/1996). Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

                                                          Indagações sobre currículo , Brasília : Ministério da Educação ,
                                                                                                   Secretaria de Educação Básica , 2 007.

Considerando o texto acima como referência, julgue o item a seguir, com relação ao currículo.

A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  •  Errado

    A meu ver, o currículo dinâmico não rompe com a segmentação do conhecimento, as disciplinas continuam separadas, matemática, português, história... A ideia de uma organização curricular em movimento traz um perspectiva de inclusão, uma crítica ao modelo tradicional de ensino que discrimina as pessoas que não se enquadram em um conjunto de regras estabelecidas pela maioria.

    Pouco a pouco...

  • Entendo que organizar o currículo em detrimento às necessidades do mercado, ao invés de romper (como a questão afirma), faz é perpetuar essa visão de currículo tradicional, voltado à técnica, ao pragmatismo.

  • Eu sinceramente achei difícil interpretar essa questão.
  • preconiza deixou a questao errada>??? esse qc n amplia as questoes vou sair daqui e ir pro estrategia

  • Eu entendi nada com nada mais nada. QC, podia algum professor comentar essa questão.

  • A forma de conceber a organização curricular em detrimento (recomendar, aconselhar, pregar)às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

    Recomendar as necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista? Eu acho que não.

  • Educar para a vida, cidadania e para o mundo do trabalho. Não há como pensar, sob as bases atuais, em educação brasileira em detrimento às necessidades de mercado

  • A forma de conceber a organização curricular em detrimento às necessidades de mercado rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.

    Não rompe com a visão pragmatista, utilitarista, parcializada e segmentada do conhecimento.