SóProvas


ID
1514116
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Partindo do litoral, os colonos foram aos poucos incorporando o território da América portuguesa ao âmbito do Império: mundo sempre em movimento (...); onde os limites geográficos foram, até meados de século XVIII, fluidos e indefinidos; onde os homens inventaram arranjos familiares e relações interpessoais ao sabor de circunstâncias e contingências; onde aldeias e vilarejos se erguiam de um dia para o outro, nada garantindo que durassem mais do que alguns anos (...).

(Laura Mello e Souza. Formas provisórias de existência. In: Laura Mello e Souza (org.). História da vida privada no Brasil. vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 42)

A formação do território brasileiro entre os séculos XVI e XVIII foi resultado de um longo processo histórico, marcado

Alternativas
Comentários
  • d)

    pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar. Como pouco integrada aos territorios de além-mar?

  • Estranha essa questão... A produção não era voltada para o consumo local, mas para a exportação, alvo de interesse dos portugueses?

  • Até houve uma interiorização e a atividade econômica que a "facilitou" foi a pecuária (e o rebanho muar), com mercado consumidor interno mas, no período citado, as características de mercado consumidor eram externos, vide a colheita e exportação da cana-de-açúcar. O processo de interiorização começou com a descoberta de ouro pelos bandeirantes no final do século XVII, mas acentuou-se durante o século XVIII.