SóProvas


ID
151441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com referência a noções de administração financeira, julgue os
itens que se seguem.

A análise dos valores registrados no ativo circulante e no passivo circulante permite avaliar a capacidade de uma empresa saldar suas dívidas de curto prazo.

Alternativas
Comentários
  • Assim como o indicador de liquidez corrente, o indicador de liquidez seca reflete a capacidade de uma empresa em cumprir com suas obrigações de curto prazo. A única diferença na fórmula de cálculo é que os estoques são excluídos dos ativos circulantes da empresa. A suposição básica é de que os estoques são ativos menos líquidos e, portanto, devem ser ignorados.
  • Questão correta.

     Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.

    Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

    O ativo circulante é aquele que irá se cumprir até o exercício social seguinte e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença do Ativo Circulante do Passivo Circulante, conforme a terminologia do DOAR (Demonstração de origens e aplicações de recursos) dada pela Lei Federal Brasileira 6.404/76.

    Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas, ainda não pagas, mas já reconhecidas pela empresa: imposto de renda, férias, 13° salário etc.).

    Fonte:wikipedia.

    1) Circulante é tudo que diz respeito à atividade normal da empresa. Ele não foi feito pra ficar parado, ele "circula" o tempo todo.
    - O dinheiro entra e sai, o estoque muda toda hora (entra e sai mercadorias), as contas a receber são recebidas e depois novas contas são geradas de novo. Fazem parte do ciclo da empresa.

    2) Não circulante são contas que contêm valores que não alteram constantemente, não "circulam" o tempo todo ou não foram feitas pra esse fim.É o caso do imobilizado. Lá são contabilizados o terreno da empresa, o carro, as máquinas, os equipamentos e outros bens. Sua finalidade é dar o suporte necessário para que a atividade seja executada.

  •  Obs.: No curto prazo é possível, entretanto, no longo prazo não é possível.