SóProvas


ID
151447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Julgue os itens a seguir, que versam acerca de noções de
administração de recursos humanos.

Na adoção da descentralização das atividades de recursos humanos, devem ser mantidas centralizadas as atividades de seleção e treinamento para evitar a adoção de critérios pessoais conflitantes com as políticas da organização.

Alternativas
Comentários
  • No modelo descentralizado os gerentes assumem todas as responsabilidades sobre seus subordinados: recrutam, selecionam, treinam, remuneram, avaliam, promovem, desligam ou aposentam.
  • Não existe uma fórmula pronta de descentralização. Pode-se descentralizar somente o recrutamento ou o recrutamento e a seleção.

    Na questão acima, as duas atividades são passíveis de descentralização, como por exemplo as empresas que realizam programas de trainee descentralizadamente e treinamentos realizados por diversas universidades, empresas de ensino para outras empresas.
  • Creio que o comentário da Ró se enquadra bem, no tema proposto.

    Se descentralizar é deslocar o centro, logo, não é necessário manter as atividades centralizadas.

  • "A ARH é responsabilidade de linha e função de Staff."

    A descentralização é um tendência atual da área de RH. É o que diz Chiavenato na frase acima.

     

    Quando diz responsabilidade  de linha, refere-se aos gerentes, supervisores, quem está no dia-a-dia das atividades da área.

    Quando fala de staff, refere-se aos especialistas da área de RH.

     

    Portanto, os gerentes decidem questões de RH, mas com o apoio da área de RH, que funciona como uma espécie de consultor.

  • Seleção de RH é um sistema de comparação e de tomada de decisão, de responsabilidade de linha (de cada chefe) e função de staff (prestação de serviços pelo órgão especializado) A fase de comparação, confronto entre os requisitos do cargo a ser preenchido e o perfil dos candidatos selecionados, é função do orgão de seleção especializado, qual seja, o staff. Já a fase de decisão final de aceitar ou não o candito é sempre de responsabilidade do órgão requisitante;

    Treinamento é o desenvolvimento de pessoal ou desenvolvimento organizacional onde a determinação das necessidades de treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. os instrutores são as pessoas situadas em qualquer nível hierárquico da empresa, experientes ou especializados em determinada atividade ou trabalho e que transmitem seus conhecimentos aos aprendizes, porém, também pode haver momentos em que o treinamento precise ser ministrado por uma consultoria especializada. Contudo, mesmo que utilize ou não os serviços de assessoria prestados por especialistas em treinamento, cabe ao administrador de linha todas as decisões referentes ao treinamento;

    erro da questão está na afirmação de que "devem ser mantidas centralizadas", todavia, ainda que estivesse ali escrito que 'podem ser mantidas centralizadas', ainda assim acredito que estaria errada a questão, pois, pelo que foi exposto, não há como se descentralizar totalmente as atividades de Treinamento e Seleção visto que as decisões tem que ser dos administradores de linha, e quanto a manter essas atividades centralizadas mesmo com a descentralização da atividade de recursos humanos, também acredito ficar enviável já que é este orgão o responsável pelo desenvolvimento do Treinamento e pela fase de comparação na Seleção de RH.

    OBS.: em provas de Certo/Errado do CESPE tem que se prestar bastante atenção na diferença proporcionada pela simples troca da palavra DEVER pela palavra PODER.

  • Tudo bem.
    Mas e aí, as atividades de seleção e treinamento são centralizadas ou descentralizadas ?
    Obrigado.
  • Errado
    Na adoção da descentralização das atividades de recursos humanos, devem ser mantidas (des)centralizadas as atividades de seleção e treinamento para evitar a adoção de critérios pessoais conflitantes com as políticas da organização. No caso, geralmente ocorre exatamente a a adoção de critérios pessoais (biased criteria) e destoantes com a política de manejo pessoal da organização quando essas atividades são centralizadas, exemplo disso são pequenas firmas ou empresas familiares, cujos critérios de seleção e demais atividades de RH são concentradas, gerando em muitos casos efeitos adversos para a organização.
  • A própria questão entra em contradição quando fala que o processo de descentralização deve manter-se centralizado para evitar os critérios pessoais.
    Se é para evitar critérios pessoais, então o certo é descentralizar
    .
  • Gab.: Errado

    Erro sútil que exige cuidado na leitura para pegar a malandragem do examinador. A primeira parte esta OK, já na segunda se torna errada porque insinua que é permitido manter partes do processo sob a função linha-staff (descentralizada) e parte não sob a tutela da Gestão de Pessoas (centralizada - sem participação dos gerentes funcionais nas decisões de seleção e treinamentos). Quando adotada a descentralização das decisões de RH de uma ponta a outra da organização o RH passará a ter a função acessoria (staff).

  • Nas atividades de seleção e treinamento os responsáveis pelas atividades de linha participam direta ou indiretamente com informações, dados sobre o desejável para aquele determinado departamento.