SóProvas


ID
1514884
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A História mostra que a educação profissional e tecnológica no Brasil passou por inúmeras transformações desde a colônia. Mas foi no período republicano que ela ganhou maiores contornos. Foi também, já no século XX, em 1941, que o ensino profissional passou a ser considerado de

Alternativas
Comentários
  • letra E

    Em 1941 vigoraram uma série de leis conhecidas como a “Reforma Capanema” que remodelou todo o ensino no país, e tinha como principais pontos: o ensino profissional passou a ser considerado de nível médio; o ingresso nas escolas industriais passou a depender de exames de admissão; os cursos foram divididos em dois níveis, correspondentes aos dois ciclos do novo ensino médio: o primeiro compreendia os cursos básico industrial, artesanal, de aprendizagem e de mestria. O segundo ciclo correspondia ao curso técnico industrial, com três anos de duração e mais um de estágio supervisionado na indústria, e compreendendo várias especialidades.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf

  • REFORMA CAPANEMA

     

    Nome da reforma do sistema educacional brasileiro realizada durante a Era Vargas (1930-1945), sob o comando do ministro da educação e saúde Gustavo Capanema. Essa reforma, de 1942, foi marcada pela articulação junto aos ideários nacionalistas de Getúlio Vargas e seu projeto político ideológico, implantado sob a ditadura conhecida como “Estado Novo”.