SóProvas


ID
1516264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

        Ainda não é a casa dos Jetsons, mas a recente reformulação dos eletrodomésticos trouxe o “futuro" aos lares. Não basta à geladeira gelar, ela precisa se ligar à rede. Da cozinha ao quarto, novos aparelhos ganharam conexão — e alguns, “inteligência". Os tablets e smartphones estão no controle de tudo. Abrem a porta, regulam a iluminação e a temperatura, transferem conteúdo para TVs e sistemas de som. É o início de uma revolução.

                                                                                      O Globo. 18/1/2015, p. 40 (com adaptações).

Considerando as inúmeras implicações do tema abordado no fragmento de texto acima, julgue o item a seguir.

A denominada Revolução Industrial tem-se mostrado um processo que, há mais de dois séculos, transforma o sistema produtivo e altera a vida das sociedades.

Alternativas
Comentários
  • Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

    fonte: http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php

  • Historiadores atribuem a revolução industrial iniciando na epoca de 1800 e tantos

  • Corretíssimo! Basta observarmos como são criadas, a cada dia, novas formas de aumentar a produção, de ter mais valor agregado aos produtos com menor custo envolvido.. E até mesmo a nossa forma de viver na sociedade atual, como mudamos pelo uso de celulares, tablets e tecnologias em geral, como a medicina tem avançado, surgimento de novas doenças etc.


  • Revoluções industriais: Primeira, segunda e terceira revoluções


    Primeira Revolução Industrial foi um processo iniciado na Inglaterra, aproximadamente na metade do século 18, que teve como um dos principais acontecimentos a invenção da máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil, ou seja, na fabricação de fios e tecidos.

    Na Segunda Revolução Industrial, entre meados do século 19 e meados do século 20, diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados: automóvel, telefone, televisor, rádio, avião.


    Terceira revolução industrial. Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. Elas caracterizam a Terceira Revolução Industrial, diferenciando-a das duas anteriores, uma vez que engloba mudanças que vão muito além das transformações industriais. Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.
    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/revolucoes-industriais-primeira-segunda-e-terceira-revolucoes.htm

  • Indústrias criam tudo, até o tablet e iphone que você usa.

  • CORRETO.

  • A Revolução Industrial foi um marco na história econômica da humanidade. As descobertas científicas e as invenções provocaram grande expansão dos setores industrializados e possibilitaram a exportação de produtos mundo afora. O período histórico, por ela iniciado, tem-se mostrado um processo que, há mais de dois séculos, transforma o sistema produtivo e altera a vida das sociedades.


    Prof. Leandro Signori - Estratégia Concursos

  • essa ponto "há mais de dois seculos" me deixou bastante confusa.

     

  • Fenomeno da Globalização!

  • Certo.

    Com a Revolução Industrial, tivemos os primeiros avanços no processo de globalização. Logo, é correto afirmar que, ainda hoje, é possível observar a transformação do sistema produtivo e a alteração na forma de vida das diversas sociedades. Isso ocorre na medida em que o processo de globalização não é estanque, modificando-se constantemente com o passar dos anos.

    Questão comentada pelo Prof. Prof. Diogo Surdi