SóProvas


ID
1516270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      Ainda não é a casa dos Jetsons, mas a recente reformulação dos eletrodomésticos trouxe o “futuro" aos lares. Não basta à geladeira gelar, ela precisa se ligar à rede. Da cozinha ao quarto, novos aparelhos ganharam conexão — e alguns, “inteligência". Os tablets e smartphones estão no controle de tudo. Abrem a porta, regulam a iluminação e a temperatura, transferem conteúdo para TVs e sistemas de som. É o início de uma revolução.

                                                                                          O Globo. 18/1/2015, p. 40 (com adaptações).

Considerando as inúmeras implicações do tema abordado no fragmento de texto acima, julgue o  item  a seguir.

O fenômeno da globalização permite que as novidades produzidas pela indústria, como as mencionadas no texto, sejam simetricamente incorporadas pelo mundo inteiro.

Alternativas
Comentários
  • Falar que as novidades são SIMETRICAMENTE incorporadas deixa a questão ERRADA.

  • É só pensar no continente africano e em toda a sua pobreza. E pensar um pouquinho em quantos tablets tem por lá. Sem renda, se renda. 

  • simetricamente até que sim, mas, no mundo inteiro não!

    questão ERRADA!

  • Gente, temos que parar com esse pré conceito de dizer sempre que o continente africano é pobre. Assim como na América do Sul tem diversos países desenvolvidos e sub desenvolvidos, assim também é na África e em todos os demais continentes...e ainda, temos que considerar outros fatores que tornam a Africa consideravelmente rica!


  • A incorporação das inovações tecnológicas ocorre de maneira totalmente ASSIMÉTRICA no mundo globalizado. Basta comparar o quadro tecnológico de um país desenvolvido como o JAPÃO e de um país subdesenvolvido como o BRASIL. 

    Por exemplo, enquanto o 3G é uma tecnologia ultrapassada no mundo desenvolvido, nas terras tupiniquins ainda é uma tecnologia de luxo com sua cobertura restrita às grandes cidades. E o 4G é uma piada por aqui.
  • Afirmar que a globalização possibilita que as novidades tecnológicas sejam compartilhadas de forma igual por todas as pessoas do mundo não está correto. Dentro da lógica capitalista que dá suporte a esse fenômeno, verifica-se que um grupo seleto tem acesso a essas inovações, e na grande maioria, são pessoas de alto poder aquisitivo e/ou provenientes de países desenvolvidos. Enquanto isso, em países mais pobres, muitas pessoas não possuem acesso nem a Internet ainda.
     A afirmativa está incorreta.


  • Errado.

    A globalização é desigual econômica e socialmente. As novidades produzidas pela indústria são inicialmente incorporadas por poucos países. Veja o próprio Brasil, que é um país emergente, não é pobre. Seguido, vemos notícias de novos produtos criados que são lançados e comercializados em países do exterior e não no Brasil. Só depois de semanas ou meses que chegam ao Brasil.