SóProvas


ID
1516414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A caravela portuguesa (Physalia physalis) é um cnidário comum associado a acidentes em banhistas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Isto traz interesse médico sobre a espécie, tanto em serviços de emergência como na saúde pública.” (XI Congresso de Ecologia do Brasil, Setembro 2013 –http://www.xiceb.com.br/cd/pdf/ 1372.pdf)

Cada caravela é um exemplo de relação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta (E)

    As caravelas são colônias definidas como relações intraespecíficas (mesma espécie) em que os indivíduos estão unidos morfologicamente. 


  • É uma colónia de organismos geneticamente idênticos e altamente especializados que aparentam ser uma única criatura e a sua principal toxina é a Physaliatoxina  (glicoproteína de 240 kDa) com citotoxicidade e toxicidade hemolítica.

     

    Hidrozoário colonial flutuante, constituído por vários organismos diferentes e especializados, designados pólipos. Destaca-se o pneumatóforo, uma vesícula inflada em forma de crista (pode atingir os 30 cm), de tonalidades azuladas, rosadas ou violetas, utilizada na flutuação. Preso à base dessa estrutura surge o estolónio (que pode ir dos 30 cm a vários metros de comprimento), composto por diversos tipos de pólipos, nomeadamente: os dactilozoóides, filamentos tentaculiformes contrácteis, cobertos de células urticantes, designadas cnidócitos (responsáveis pela predação); os gastrozoóides (responsáveis pela digestão); e os gonozoóides (responsáveis pela reprodução).

     

    A caravela-portuguesa não se move - flutua à superfície das águas, empurrada pelo vento, com os tentáculos pendentes com a finalidade de capturar peixes para a sua alimentação. Os tentáculos podem atingir um comprimento 50 metros, mas a média é cerca de 30 metros

  • Já a Privativa, pode Delegar.