SóProvas


ID
1516957
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os fornos de muflas convencionais (resistência metálica, temperatura máxima de 1200 oC) são muito utilizados em pesquisas científicas devido à facilidade que proporcionam de investigar tratamentos térmicos em vários materiais. Estes tipos de formos:

Alternativas
Comentários
  • Em um diálogo com a Vilma M., acreditamos fielmente que a questão queira saber a incorreta, devido a isso estão considerando a Letra D correta, ou seja, ocorreu um erro no enunciado.

    A) permitem que materiais cerâmicos possam ser tratados termicamente desde que não se ultrapasse a temperatura máxima de operação.

    B) permitem a utilização de bomba de vácuo e de gases inertes para ter uma atmosfera controlada da câmara, evitando oxidação superficial das peças.

    C) são compostos pela câmara metálica revestida internamente por material refratário e resistências metálicas para produzir o aquecimento.

    D) após sua utilização, apresentam resíduos sólidos (cinzas e fuligem) decorrentes do processo de combustão que ocorre no interior da câmara.

    JUSTIFICATIVA: Um forno de mufla possui câmaras para aquecimento e combustão separadas, o que significa que as cinzas, gases e resíduos provenientes da combustão não contaminam o material que está em aquecimento, porque as cinzas não ficam no interior da câmara.

    E) podem ser utilizados em altas temperaturas por longos períodos de tempo, através de sistemas de controle de temperatura e tempo de manutenção.

    LETRA D (INCORRETA) AS DEMAIS ESTÃO CORRETAS.