SóProvas


ID
1517173
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Municipal

No tocante a promoção, considere:

I. As promoções serão realizadas de seis em seis meses, havendo vaga.

II. Para todos os efeitos, será considerado promovido o funcionário que vier a falecer sem que tenha sido decretada, no prazo legal, a promoção que lhe cabia por antiguidade.

III. O funcionário, promovido indevidamente, ficará, em qualquer hipótese, obrigado à restituição dos valores recebidos.

IV. Só por antiguidade poderá ser promovido o funcionário em exercício de mandato legislativo federal, estadual ou municipal, desde que renumerado este último.

De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Lei nº 1.118/71 (Estatuto do Servidores de Manaus)

     

    I - Art. 24 – As promoções serão realizadas de seis em seis meses, havendo vaga.

    II - Art. 24, § 2º - Para todos os efeitos será considerado promovido o funcionário que vier a falecer sem que tenha sido decretada, no prazo legal, a promoção que lhe cabia por antiguidade.

    III - Art. 25, § 2º - O funcionário, promovido indevidamente, não ficará obrigado à restituição, salvo hipótese de dolo ou má fé do interessado.

    IV - Art. 26 – Só por antiguidade poderá ser promovido o funcionário em exercício de mandato legislativo federal, estadual ou municipal, desde que renumerado este último.

     

  • A questão tratou sobre as normas relativas à promoção do servidor público.



    Para analisar as assertivas, devemos observar o que dispõe o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Manaus, Lei 1.118/71.



    I. CERTA - Conforme art. 24, caput.


    Art. 24. As promoções serão realizadas de seis em seis meses, havendo vaga.



    II.
    CERTA
    - Conforme art. 24, §2º:


    §º2º Para todos os efeitos, será considerado promovido o funcionário que vier a falecer sem que tenha sido decretada, no prazo legal, a promoção que lhe cabia por antiguidade.


    III – ERRADA – O funcionário que for devidamente promovido só precisará devolver os valores, no caso de dolo ou má-fé, conforme art. 25, §2º:


    § 2º - O funcionário, promovido indevidamente, não ficará obrigado à restituição, salvo hipótese de dolo ou má fé do interessado.


    IV. CERTA - Conforme art. 26:


    Art. 26. Só por antiguidade poderá ser promovido o funcionário em exercício de mandato legislativo federal, estadual ou municipal, desde que renumerado este último.




    Gabarito do Professor: A