• Firewalls de Rede - Esses firewalls são projetados para analisar as tentativas de conexão de rede para várias portas de rede, bem como analisar os pacotes de entrada e suas metadados associadas. Com base em regras, o firewall determina o que é e o que não é permitido no ambiente que eles estão protegendo.
Você pode encontrá-los em roteadores domésticos, protegendo a nossa zona confiável (rede doméstica) de uma zona não confiável (a internet).
• Firewalls Locais - Firewalls Locais também são projetados para proteger ambientes confiáveis dos ambientes não confiáveis. No entanto, esses firewalls funcionam em um nível diferente. Eles estão focados em um ambiente específico, seja um servidor ou um desktop. Você vai encontrar firewalls locais em todos os seus dispositivos. Cada dispositivo pode ter a sua própria configuração e exigência de acesso e seu ambiente local torna-se seu próprio ambiente de confiança.
• Firewalls de Aplicação - Firewalls de aplicação possuem o design similar aos firewalls locais e de rede. Eles são tecnologias complementares para as instalações de segurança existentes. Firewalls de aplicação vão além dos metadados dos pacotes que estão sendo transferidos ao nível da rede e focam-se na transferência dos dados reais. Eles são projetados para compreender o tipo de dado permitido dentro de protocolos específicos (SMTP ou HTTP). Existem firewalls específicos para diferentes aplicações, como e-mail ou firewalls de sites.
Obs: Os Sites Precisam de Firewalls de Aplicação
Fonte: https://blog.sucuri.net/portugues/2016/04/diferencas-entre-firewalls-de-seguranca.html
Fiquem bém, todos os meus amiguinhos!