SóProvas


ID
1518535
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O código aberto é um software que disponibiliza seu código-fonte a todos os usuários. Um dos critérios para o código aberto é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O GNU é um projeto para o desenvolvimento de um sistema operacional livre, isto é, já apoiado nos objetivos da liberdade. A Free Software Foundation, por sua vez, é uma entidade sem fins lucrativos criada justamente para servir de base para o movimento do software livre.

    Para tanto, a Free Software Foundation definiu quatro "fundamentos" como base:

    - liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0);

    - liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1), sendo o acesso ao código-fonte* um pré-requisito para este aspecto;

    - liberdade de distribuir cópias de forma que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade 2);

    - liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade 3). Novamente, aqui o acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

    Na luta!

  • Existem várias formas de licenças. GPL comentado abaixo é apenas uma licença entre outras. Livre não quer dizer que não possa ser vendido. Se cria uma distribuição pode ser cobrado por isso, mas terá que liberar o código. Assistam à aula de linux para esta questão. vamos pedir para o prof comentar esta questão.

  • GABARITO: LETRA D

    Contudo, concordo com o colega Alex.

    Um dos enganos comuns sobre software livre sob a licença GPL é achar que por ser livre, necessariamente, precisa ser gratuito.
    Nada impede que um software livre obtido por você seja copiado e vendido, tenha ela sido modificado ou não por você. Ou seja, software livre não necessariamente precisa ser gratuito.

    Portanto, você pode ter pago para receber cópias de um software livre, ou você pode ter obtido cópias sem nenhum custo. Mas independente de como você obteve a sua cópia, você sempre tem a liberdade de copiar e modificar o software, ou mesmo de vender cópias ou distribui-las gratuitamente.


    Software Livre não significa não-comercial. 


    Bons  estudos!


  • Se não tem dono específico (livre), então é permitida a venda. Que doideira é essa?!  Oo

  • Royalties é uma palavra em inglês que significa regalia ou privilégio. Consiste em uma quantia que é paga por alguém ao proprietário pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto, obra, terreno, etc.

  • Acho q a questão deve está correta por causa da palavra : 'A licença'' , ela que não pode ser vendida, o que pode ser vendido é o software livre, e não a licença do software :D