SóProvas


ID
151975
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às melhores práticas de gestão de conflitos.

I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento.

II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas.

III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos.

IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos.

V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto deveria ser a letra E.Ser claro, evitar ambiguidades, e demonstrar abertamento os motivos de sua insatisfaçao sao boas práticas na gestão de conflitos.
  • Irapuan, vc tem razão na sua argumentação.
    O problema que o item V apresenta é com o exemplo que ele dá. A frase "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém" é agressiva e não assertiva, portanto, ela deve ser evitada na gestão de conflitos.

    Correta: D

  • Não usar ambiguidade, falar diretamente com o colaborador de maneira CONSTRUTIVA é o correto na gestão de conflitos. Não de maneira agressiva como foi a frase usada na afirmativa "V".

  • GESTÃO DE CONFLITOS : Com relação com a cooperação e a assetividade

    ACOMODADO:É aquele que suaviza as coisas e mantém a harmonia ,resolve as menores coisas no conflito e deixa as maiores para depois.-relação perder/ganhar.

    EVITAÇÃO-É  aquele que não resolve nada e chega a negar o conflito .É usado quando o problema é trivial e não requer resolução rápida.-relação perder/perder-negar

    COLABORATIVO-Habilita ambas as partes a ganhar ,utilizando a negociação e o intercâmbio para reduzir as diferenças.-relação ganhar/ganhar-negociação

    COMPETITIVO-É o líder que resolve o problema ,impondo uma solução rápida ,pois o problema é impopular e importante.-relação ganhar/perder

    COMPROMISSADO-Combina soluções razoáveis em ambos os lados .É usado ,geralmente , quando as pessoas sabem perder , não usando nem o máximo de assertividade e de colaboração.Combinação

  • Meu problema maior foi com o item II. Ele enumera fatores causais do conflito que envolvem apenas o elemento passivo da conduta do colaborador insatisfeito. Melhor dizendo: também pode haver conflito se houver excesso de vontade das duas partes eventualmente envolvidas em objetivos e metas que eventualmente sejam conflitantes. O conflito não surge apenas quando as pessoas sentem-se "frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas".
  • casuais é diferente de causais
    casual significa fortuito, contingente, acidental, enquanto causal se refere a relação de causa e efeito. Quando li a primeira vez o item II, na correria, li causal, a questão induz o erro quem não se atenta para isso
  • Pedro Mesq, a assertiva II não apresenta erro. Claro que existem mais motivos, mas em nenhum momento foi dito que somente ocorre com estes e somente estes motivos.

  • Vou começar a ler Paulo Coelho para responder as questões de Gestão de Pessoas, é cada coisa que esses doutrinadores escrevem, perder/perder, sem humilhar, não usar frases diretas, etc... isso é coisa de auto-ajuda, não tenho dúvidas, esses caras nunca trabalharam!
  • I. Todo problema ou conflito tem uma causa. Procure primeiros os culpados em vez de se concentrar na busca de soluções para o desentendimento. - ERRADO - Todo problema ou conflito tem uma causa. Mas, é preciso encontrar essa causa e resolvê-la em vez de se preocupar em encontrar culpados.
    II. Os conflitos não são casuais. Eles ocorrem quando as pessoas sentem-se frustradas ou humilhadas, ignoradas, não-reconhecidas, injustiçadas, inseguras e traídas. - CERTO - Realmente os conflitos não são fortuitos (não dependem do acaso). Eles ocorrem em diferentes casos, como por exemplo os mencionados no item.  III. Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos. - CERTO - O foco da resolução deve ser encontrar soluções em que todas as partes saem ganhando, sem a necessidade de impor alguma perda a alguma das partes. Desta forma, soluções ganha/perde e perde/perde serão sempre piores do que soluções ganha/ganha.
    IV. Concentre-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas. Se a outra pessoa estiver se desviando do assunto, interrompa fazendo perguntas objetivas que recoloquem o diálogo nos trilhos. CERTO - O foco para a resolução de conflitos deve estar no problema ou no comportamento, jamais na personalidade das pessoas. 
    V. Evite a armadilha da ambiguidade. Use frases diretas do tipo "Você trabalha apenas para si e não ajuda ninguém". Deixe clara sua insatisfação com as atitudes do funcionário. - ERRADO - Realmente deve-se evitar a ambiguidade, pois ela é uma causa de conflitos. Apesar disso, a frase de exemplo é muito agressiva e cheia de conteúdo negativo, não visando a resolução do conflito, apenas humilha.

    Comentários: Professor Carlos Xavier
  • Essa questão é um absurdo. Na assertiva I, é proposto uma caça às bruxas. Nem sempre saber quem é o culpado ajuda, muitas vezes o problema necessita de uma solução rápida, na qual o culpado pouco importa, ou até mesmo o erro é previsível e aceitável. Na assertiva II, há várias causas que originam os conflitos e estes podem ser positivos na organização. às vezes são até "criados" os conflitos, sem que necessariamente haja "humilhação, traição..." e por aí vai...

  • Eu discordo do item III.

    "Procure a relação ganha-ganha em que ambos os lados saiam ganhando, sem impor ou humilhar a outra parte. O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos."

    Acredito que não existe uma forma ideal de resolução de conflitos. Vai depender do contexto. A professora Giovanna Carranza, em sua aula sobre gestão de conflitos, exemplifica que a Evitação, por exemplo, é mais apropriada nos casos em que os danos forem irreparáveis ou os objetivos forem banais.

    O tipo de Colaboração, por sua vez, é mais apropriado para resolver situações mais complexas e que o tipo de Competição é mais indicado para situações de extrema urgência, onde é necessária uma tomada de decisão assertiva e rápida.

    Com isso, afirmar que  "O ganha-perde ou perde-perde são as piores formas de solucionar conflitos" é muito taxativo e genérico. Acredito que essa assertiva deveria estar INCORRETA.

  • A pessoa trabalha só para si e não ajuda ninguém e vc tem que dar voltas para dizer isso! ou seja: não seja direto! kkkkkkk