SóProvas


ID
1520029
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um fato que marcou a história político-administrativa de Goiás foi a divisão de seu território, com a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988. Mas essa ideia de emancipação da região norte goiana não era nova, pois surgiu, pela primeira vez, no con­texto

Alternativas
Comentários
  • 1736 - APrimeira Cisão

    Os trabalhadores das minas do norte goiano se levantaram contra a discriminação tributária do

    centro-sul e ameaçaram ligar-se ao Maranhão caso os impostos não baixassem. Esses mineiros

    ficaram dois anos sem pagar impostos e só voltaram quando obtiveram igualdade nos pagamentos

    (PALACIN, 1979).

    1809 - ACriação da Comarca do Norte

    Denominada de São João da Barra, a Comarca do Norte foi criada para facilitar a administração, a

    aplicação da justiça e incentivar o povoamento da região. O Alvará que dividiu a Comarca em duas

    foi o de 18 de março de 1809 (CAVALCANTE, 1999).

    1821 a 1824 - Movimeto Separatista do Norte de Goiás

    Após uma tentativa frustrada de derrubada do Capitão-general Manoel Sampaio instalou-se o

    governo independencista do norte com capital provisória em Cavalcante tendo como ouvidor

    Theotônio Segurado até janeiro de 1822. Após um período de crise política, onde foram organizados

    novos governos provisórios, o governo do norte se enfraquecia . Com instalação do governo

    provisório do sul o poder naquela Comarca é assumido pelo Pe. Camargo Fleury, sua missão era de

    restabelecer a unidade política da Província. Assim, o movimento teve no pulso forte de Fleury e no

    não reconhecimento por parte de D.Pedro I do governo instalado no norte os principais estímulos de

    fracasso (CAVALCANTE, 1999).

    1988 - Criação do Estado de Tocantins

    O ano foi 1987. As lideranças souberam aproveitar o momento oportuno para mobilizar a população

    em torno de um projeto de existência quase que secular e pelo qual lutaram muitas gerações: a

    autonomia política do norte goiano já batizado “Tocantins”. Em junho, o deputado Siqueira Campos,

    relator da Subcomissão dos Estados da Assembléia Nacional Constituinte, redige e entrega ao

    presidente desta Assembléia, o deputado Ulisses Guimarães. A fusão de emendas criando o estado

    do Tocantins

  • FAZENDO UMA RESSALVA, A REGIÃO NORTE QUE HOJE COMPREENDE O ATUAL TOCANTINS, ERA POLITICAMENTE ESQUECIDA, SUAS RIQUEZAS ERAM PARA BENEFICIAR A REGIÃO SUL. O QUE LEVOU AO MOVIMENTO SEPARATISTA, TEVE COMO REPRESENTANTE A REGIÃO NORTE DE GOIÁS  O COMENDADOR TEOTONIO SEGURADO.

  • C

    do movimento separatista do norte de Goiás, do ano de 1821, que chegou a estabelecer um gover­no autônomo provisório na cidade de Cavalcante, que se declarou independente da Comarca do Sul.

  • "O estado de Goiás surge a partir da fragmentação da Capitania de São Paulo em 1749, mas a origem do estado do Tocantins pode ter sua
    primeira pretensão datada de 1821, quando o ouvidor da comarca norte de Goiás, Joaquim Teotônio Segurado, declara a separação da região em relação a Goiás. O movimento não foi bem sucedido, mas deixou marcado o desejo de muitos habitantes da região. Por isso, a resposta correta é a letra C. 
    Outros momentos importantes na trajetória da criação do estado foram, por exemplo a defesa de Visconde de Taunay, na condição de deputado pela Província de Goiás, propondo a separação do norte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista 
    (Tocantinópolis), em 1863. Em 1889, Fausto de Souza faz um projeto, que não se realiza, para a redivisão do Império em 40 províncias, constando a do Tocantins na região que compreendia o norte goiano. Após a criação pela Constituição de 1937 dos territórios do Amapá, Rio Branco, Guaporé - 
    atual Rondônia - Itaguaçu e Ponta Porã (extintos pela Constituição de 1946), houve também quem defendesse a criação do território do Tocantins. Em 1956 o juiz Feliciano Braga lançou o movimento Pró-Criação do estado do Tocantins. Nos anos 1980, por duas vezes o Congresso Nacional aprovou a criação do estado do Tocantins, mas os presidentes (Figueiredo e Sarney) vetaram a proposta. 
    Finalmente, no contexto da Assembleia Constituinte e da aprovação da nova Constituição de 1988, a criação do estado foi aprovada. A cidade de Miracema foi designada como capital provisória até que a nova e definitiva, Palmas, fosse construída."
    Prof. Giovanni Mannarino (Exponencial)

  • Alguém pode me explicar a A, por gentileza?

  • Letra c.

    c) Certa. Durante o processo de independência do Brasil ocorreram movimentos separatistas em Goiás, principalmente diante da insatisfação com relação ao governo central, que atrasava pagamentos de salários dos funcionários públicos, retinha verbas administrativas e indicava os administradores da região a contragosto dos locais.

    Questão comentada pelo Prof. Daniel Vasconcelos

  • vamos PMTO

  • "O estado de Goiás surge a partir da fragmentação da Capitania de São Paulo em 1749, mas a origem do estado do Tocantins pode ter sua primeira pretensão datada de 1821, quando o ouvidor da comarca norte de Goiás, Joaquim Teotônio Segurado, declara a separação da região em relação a Goiás. O movimento não foi bem sucedido, mas deixou marcado o desejo de muitos habitantes da região. Por isso, a resposta correta é a letra C. 

    Outros momentos importantes na trajetória da criação do estado foram, por exemplo a defesa de Visconde de Taunay, na condição de deputado pela Província de Goiás, propondo a separação do norte goiano para a criação da Província da Boa Vista do Tocantins, com a vila capital em Boa Vista (Tocantinópolis), em 1863. Em 1889, Fausto de Souza faz um projeto, que não se realiza, para a redivisão do Império em 40 províncias, constando a do Tocantins na região que compreendia o norte goiano. Após a criação pela Constituição de 1937 dos territórios do Amapá, Rio Branco, Guaporé - atual Rondônia - Itaguaçu e Ponta Porã (extintos pela Constituição de 1946), houve também quem defendesse a criação do território do Tocantins. Em 1956 o juiz Feliciano Braga lançou o movimento Pró-Criação do estado do Tocantins. Nos anos 1980, por duas vezes o Congresso Nacional aprovou a criação do estado do Tocantins, mas os presidentes (Figueiredo e Sarney) vetaram a proposta. 

    Finalmente, no contexto da Assembleia Constituinte e da aprovação da nova Constituição de 1988, a criação do estado foi aprovada. A cidade de Miracema foi designada como capital provisória até que a nova e definitiva, Palmas, fosse construída."

    Resposta: C