SóProvas


ID
152008
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Em relação à transição da abordagem da Administração de Recursos Humanos (ARH) para a da Gestão de Pessoas.

I. As pessoas passam a ser vistas como parceiros da organização, dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências, aspirações e percepções singulares.

II. A cultura organizacional recebe forte impacto do mundo exterior e passa a privilegiar a mudança e a inovação com foco no futuro da organização.

III. Passa a basear-se em valores como a racionalidade e a análise quantitativa; a autonomia e independência corporativa e a integração vertical da estrutura organizacional.

IV. O foco passa a ser a organização como um todo, a busca do consenso e a vantagem competitiva sustentável.

V. As mudanças tornam-se rápidas, velozes, sem contiguidade com o passado e trazendo um contexto ambiental impregnado de turbulência e imprevisibilidade.

Alternativas
Comentários
  •  

    A partir da década de 70, surgiu o conceito Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a ser consideradas o recurso fundamental para o sucesso organizacional, porém essa concepção ainda sofria da miopia de visualizar as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas atividades devem ser planejadas e controladas a partir das necessidades da organização.
    Com as características do terceiro milênio - globalização da economia, forte competitividade no mundo dos negócios, mudanças rápidas e imprevisíveis e o dinamismo do ambiente -, as organizações bem-sucedidas não mais administram as pessoas, pois isso significa tratá-las como agentes passivos e dependentes, mas, sobretudo, administram com as pessoas.
    Isso corresponde a tratá-las como agentes ativos e proativos dotados de inteligência e criatividade, iniciativa e decisão, habilidade e competências e não apenas de capacidades manuais, físicas ou artesanais.
    Assim, o conceito de Administração de Recursos Humanos migrou para Administração de Pessoas (ou Gestão de Pessoas) por entender que as pessoas participam da administração da empresa como parceiros e não como meros recursos.
  • Querida Gláucia,
    Acredito que a IV esteja errada porque o foco passa a ser o capital humano, não a organização como um todo.

  • O erro do item IV está na "busca do consenso" o que dá uma idéia de estabilidade típica das organizações tradicionais.
  • Dificil visualizar o erro do item IV. Acredito estar associado a questão do foco na organização como um todo, pois a gestão de pessoas observa as necessidades individuais de cada integrante em sua particularidade. 
  • No item IV o correto seria:  foco no ambiente competitivo, contenção construtiva e vantagem colaborativa e reinvenção da vantagem.
  • Para mim, o erro da IV está em falar de vantagem competitiva sustentável.
    Acho que não existe isso.
  • A afirmativa I está correta! Foi o que afirmou Chiavenato. Perfeito!
    A afirmativo II está correta! As organizações são sistemas abertos que recebem e dão energia no ambiente em que estão inseridas. As inovações tecnológicas exercem forte impacto nas organizações e consequentemente em sua cultura.
    A afirmativa III está errada! Poderíamos até mesmo falar em racionalidade nas políticas e processos, mas autonomia e independência corporativa não combinam com as necessidades de coordenação que toda organização necessita, muito menos integração verical, hierárquica, quando se fala em achatamento dos níveis hierárquicos.
    A afirmativa IV está errada! A busca do consenso não deve ser uma prioridade na ação de RH, mas sim ajudar a organização a atingir seus objetivos. Consenso nem sempre será alcançado.
    A afirmativa V está correta! É a perspectiva das inovações tecnológicas cada vez mais velozes e que afetam as organizações.
     
    Prof. Marcelo Camacho
    Ponto dos Concursos
  • Pessoal, esse quadro foi feito por algum colega aqui do QC, como comentário para outra questão. Mas acho que tb se enquadra aqui. O esqueminha eh um bom. 

                         Fasesde transição da Gestão de Pessoas

    Século XX (visão tradicional – ARH)

    Século XXI (visão moderna – GP)

    Estabilidade, previsibilidade

    Melhoria contínua, descontinuidade da mudança

    Porte e escala de produção

    Velocidade e responsividade

    Comando e controle de cima para baixo

    Empowermente liderança de todos

    Rigidez organizacional

    Organizações virtuais e flexibilidade permanente

    Controle por meio de regras e hierarquia

    Controle por meio da visão e dos valores

    Informações em segredo

    Informações compartilhadas

    Racionalidade e análise quantitativa

    Criatividade e intuição

    Necessidade de certeza

    Tolerância à ambigüidade

    Reativo e avesso ao risco

    Proativo e empreendedor

    Orientado para o processo

    Orientado para resultados

    Autonomia e independência corporativa

    Independência e alianças estratégicas

    Integração vertical

    Integração virtual

    Foco na organização inteira

    Foco no ambiente competitivo

    Busca de consenso

    Contenção construtiva

    Orientação para o mercado nacional

    Foco internacional

    Vantagem competitiva sustentável

    Vantagem colaborativae reinvenção da vantagem

    Competição por mercados atuais

    Hiperconcorrência por mercados futuros