-
a internet é uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, enquanto a web é uma das várias ferramentas de acesso a essa rede.
-
Webjornalismo (cyberjornalismo, jornalismo online, jornalismo digital) nada mais é do que o jornalismo na internet. Antes era apenas um complemento – algumas empresas jornalísticas tinham sites que eram atualizados regularmente. Hoje, está se tornando o foco principal de todos veículos de imprensa.
http://www.casadosfocas.com.br/
-
Letra B (mas discordo)
A Web não é uma parte específica da Internet; a Web é a internet, são sinônimos, significa rede, cyberespaço etc. O gabarito correto seria Letra D, pois o webjornalismo (ou seja, jornalismo praticado na internet ou por meio da web) utiliza as tecnologias e plataformas da internet, cujas características são a não linearidade, a instantaneidade, a dirigibilidade, a acessibilidade e a interatividade.
Teria entrado com recurso nesse item.
-
Discordo do colega Klaus Serra, a Web é apenas uma parte da Internet, não é a rede toda:
A World Wide Web, conhecida como www ou apenas “web”, completa seus 25 anos nesta quarta-feira, 12. Mas você sabe o que ela é de fato? Não, não é a mesma coisa que a internet.
Muitas vezes por conveniência e contexto, os dois termos acabam se confundindo, porque na maioria das situações a web é quem leva uma pessoa a acessar a internet.
A diferença é bastante simples: a internet é uma rede que conecta milhões de computadores pelo mundo, enquanto a web é uma das várias ferramentas de acesso a essa rede. É a internet que provê serviços como e-mail, FTP e troca de mensagens instantâneas.
A web usa o protocolo HTTP para promover essa transferência de informações e depende de browsers (navegadores como Internet Explorer e Chrome) para apresentar tudo isso ao internauta, permitindo que ele clique em links que levam a arquivos hospedados em outros computadores.
http://olhardigital.uol.com.br
-
na verdade a questão está se referindo especificamente ao livro Modelos de Jornalismo Digital, no link seguinte você pode enontrar o livro que a questão se refere, e na página 43(mais ou menos) estão as definições do autor:
http://gjol.net/wp-content/uploads/2012/12/book-modelos-jornalismo.pdf
-
Flávio, lí o livro que você mencionou e concordo que eles retiraram a questão dele. Porém com a sua publicação recapitulei as páginas seguintes a que você indicou, e apesar de que encontrei sim a especificidade sobre a utilização apenas da web como plataforma de webjornalismo, nas páginas seguintes ele cita outras plataformas como chats, e-mails entre outras ferramentas que utilizam outro tipo de protocolo. Hoje, há ainda a inserção de novas ferramentas que fazem com que o jornalismo se propague ainda mais na rede a medida que se desapegam cada vez mais da web, como acontece com a crescente utilização de aplicativos e a visualização de notícias em redes sociais. Ou seja, até utilizando como referencia um livro antigo, ainda assim ela está desatualizada. questão deveria ser anulada.
-
GABARITO: LETRA B
a) utiliza equipamentos e recursos eletrônicos - Jornalismo eletrônico
b) diz respeito à utilização de uma parte específica da internet, que é a Web - Webjornalismo
c) é desenvolvido utilizando-se tecnologia de transmissão de dados em rede e em tempo real - Jornalismo on-line
d) envolve tecnologias que utilizam o ciberespaço - Ciberjornalismo
Livro: Modelos de Jornalismo Digital. Organizadores Elias Machado, Marcos Palacios. Salvador: Calandra, 2003. p. 44.
-
Alguém poderia explicar porque que a letra C está errada? Não estou encontrando informações sobre Jornalismo Online.
-
Vou dar uma viajada aqui para responder a Li DN, uma vez que não tenho embasamento teórico. Acredito que a letra C esteja errada porque é possível fazer webjornalismo sem ser em tempo real. Posso fazer uma matéria para uma revista online, por exemplo, e programar para que ele seja publicado apenas na data em que eu escolher. Estamos acostumados a pensar no webjornalismo para hardnews, que é aquela correria contra o tempo, mas existem outras formas e modelos possíveis.