-
Alguém pode explicar?
-
O deslocamento da carga no eixo X faz com que se crie momento no eixo Y,
Esse momento faz com que o pilar Flexione, em relação ao eixo Z, que seria ortogonal a sessão transversal. Essa mesma flexão causa compressão para o lado que a carga foi deslocado e tração ao lado oposto.
O cisalhamento ocorreria se a carga fosse aplicada perpendicular a sessão YZ.
Torção a força teria de ser aplicada de forma a fazer o pilar rotacionar em relação ao seu eixo Z. com uma força sendo aplicada no plano YZ também.
deu para entender?
-
Imagine uma força agindo exclusivamente no eixo X considerando a movimentação da peça na parte superior para a direita. exemplo: uma barra qualquer flexível.
Desta forma, analisando a linha neutra do pilar e a movimentação para o eixo X (Direita), a peça sofreria: compressão à direita da linha neutra (Eixo Y negativo) - no sentido interno do movimento; Tração à esquerda da Linha neutra, uma vez que a força realizaria o alongamento da peça no sentido do eixo Y positivo; e Flexão se compararmos a um ponto qualquer do topo direito da peça com a posição final da mesma antes da tensão final de ruptura - envergada para a direita (delta Y).
-
Resumindo pra ser bem claro,um exemplo simples. Imagine uma régua(ou pegue uma, nao muito flexivel), coloque na vertical( como fosse um pilar atuando) apoiando com a palma das duas mãos, uma em cada extremidade, pressione... caso for uma regua rígida vc vai ver que ela nao flexiona, agora se vc propositalmente descentralizar essa força, vai ver que a régua flexiona mais facilmente e isso provocará na regua uma Flexão, Compressão nas fibras internas e Tração nas fibras do lado oposto(externa.
-
Caso de flexão composta reta