SóProvas


ID
1524868
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma família é formada por pai, mãe e dois filhos. Qual a probabilidade de pelo menos dois dos membros dessa família terem nascido no mesmo dia da semana? Admita iguais as probabilidades de se nascer em cada um dos dias da semana. Indique o valor mais próximo do obtido.

Alternativas
Comentários
  • Treinando para o próximo concurso da Pm-PI,sou de São Roberto_MA, e essa questão,apesar de ser simples a sua resoluçã me deixou uns 8 minutos pensando e fazendo alguns teste sobre o melhor método para se resolver e aqui lhes apresento a maneira mais didática de se resolver:

    1º-A probabilidade de se nascer os dois no mesmo dia da semana,vamos escolher um dia,sexta-feira,por exemplo,tem que existir otimismo na probabilidade,então para nós ele nasceu sexta feira,ok;a chance dele nascer é de 1/7,porque a semana tem sete dias e nós já falamos que ele vai nascer sexta-feira,ok.

    2°-Como queremos que dois dos quatros membros nasça no mesmo dia,então temos;2/4.

    Agora ficou fácil basta apenas somar as duas probabilidade:1/7+2/4=18/28=0,642857...

    Como ele pede o valor mais próximo chegamos a conclusão de 0,65.

    Lembrando que para se resolver essa questão se faz necessário o conhecimento prévio sobre Frações,mas especificamente soma de Frações,Boa sorte.

  • Gleison borges, somente uma observação: a questão pede que PELO MENOS duas pessoas terem nascido em um mesmo dia, logo isso significa que os casos observados são: 1) probabilidade de nascer dois em um dia, 2) probabilidade de nascer três em um dia ou 3) probabilidade de nascer os quatros em um dia, a resolução da questão está na soma dessas probabilidades. Porém, calculando a probabilidade de todos os quatros nascerem em dias diferentes (que é 0,35 - tente fazer) e eliminando essa probabilidade temos 1 - 0,35 = 0,65, que é outra forma de resolver e também a mais eficiente. Espero ter ajudado, Boa Noite! 

  • A primeira coisa que se deve ter em mente é: ou todos os 4 completam ano em dias de semana diferentes ou pelo menos 2 completam em dias de semana iguais., ou seja, P(pelomenos_2_iguais) + P(todos_diferentes) = 1.

    O que a nossa colega Ana Karoline disse foi o seguinte: se a gente achar a probabilidade de todos terem nascidos em dias diferentes, basta diminuir essa probabilidade de 1, ficando assim: 
    P(pelomenos_2_iguais) = 1 - P(todos_diferentes)

    Só que a probabilidade de todos terem nascidos em dias da semana diferentes pode ser calculada da seguinte maneira. A probabilidade da primeira pessoa ter nascido em algum dos 7 dias da semana é 100% (7/7). A probabilidade da segunda pessoa ter nascido nos outros 6 dias da semana é 6/7, porque a primeira já "usou" um dia da semana pra nascer. A probabilidade da terceira pessoa ter nascido em algum dos outros 5 dias restantes é 5/7, pelo mesmo raciocínio já explicado. E a probabilidade da quarta pessoa ter nascido em algum dos 4 dias da semana restantes é 4/7. Assim, a probabilidade de todos terem nascido em dias da semana diferentes é: 
    P(todos_diferentes) = (7/7) * (6/7) * (5/7) * (4/7)
    P(todos_diferentes) = 0,3498


    Retomando o raciocínio da Ana Carolina, fica:
    P(pelomenos_2_iguais) = 1 - 0,3498
    P(pelomenos_2_iguais) = 0,6502

  • Pai Mae Filho1 Filho2 = 7 * 7 * 7 * 7 = 2401 (todas as chances de nascimento)

    P; M; F1; F2 = 7 * 6 * 5 * 4 = 840 (datas diferentes de aniversário)

    2401 - 840 = 1561 (quant. de chances em que pelo menos 2 tem dias iguais)

    1561/2401 = 0,6501

  • Mas a meu ver esse sigilo é necessário justamente para preservar a pessoa do denunciado. Sua análise está correta mas não invalida a correção da questão.

  • Está correta. Mas também concordo com o comentário do J.Coimbra.

  • Danielle, você falou a mesma coisa 2x, ao meu ver.

  • Danielle, você falou a mesma coisa 2x, a meu ver.

  • Pensei o mesmo!

  • A análise é válida, mas não é correta. O art. 20 do CPP diz: Art. 20 - A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.

    Parágrafo único. Nos atestados de antecedentes que lhe forem solicitados, a autoridade policial não poderá mencionar quaisquer anotações referentes à instauração de inquérito contra os requerente.

    Para o legislador existe um sentido topográfico.

  • Pessoal complica muito, ainda mais com esses textos ernomes.

    Toda vez que aparecer a palavra PELO MENOS, aplica-se o bizú do complementar. Se eu digo que a possibilidade entre 3 meninas, pelo menos uma ter seu nome iniciado com a vogal "a", temos:

    [A 2 3], [1 A 3], [A A 3],.......

    São muitas, então calculamos a possibilidade disso não acontecer, de forma que me resulta no valor de ocorrer a situação oposta. Sabendo disso, basta calcular as formas de nunca as pessoas nascerem juntas, que seria nascerem em dias diferentes.

    PAI MÃE F1 F2

    7/7 x 6X7 x 5/7 4/7 = 0,3498 APROXIMADAMENTE

    como foi calculado a probabilidade de não acontecer, o que resta é de acontecer = 0,65.

    G.C

    .

  • GABARITO LETRA C

    toda vez que aparece a palavra PELO MENOS...

    você aplica o bizú do complementar. Se eu digo que a possibilidade entre 3 meninas, pelo menos uma ter seu nome iniciado com a vogal "a", temos: A 2 3, 1A3......, AA3,.......

    São muitas, então calculamos a possibilidade disso não acontecer, de forma que me resulta no valor de ocorrer a situação oposta. Sabendo disso, basta calcular as formas de nunca as pessoas nascerem juntas, que seria nascer em dias diferentes.

    PAI MÃE F1 F2

    7/7 x 6X7 x 5/7 4/7 = 0,3498 APROXIMADAMENTE...

    como vai ocorrer a primeira, situação e a segunda e a terceira..ou seja, "e" = multiplicação, ou = "adição", é só multiplicar.

    como foi calculado a probabilidade de não acontecer, o que resta é de acontecer = 0,65.

  • Exato trata-se da regra de tratamento mencionado por Renato Brasileiro em seu Manual de Processo Penal , como decorrente do Princípio da Presunção de inocência ,